Luis Domingues

Goleiro Tiago, um dos goleiros mais experientes do futsal brasileiro. Foto: Luis Domingues

O Dia do Goleiro é comemorado em 26 de abril. A posição é uma das mais importantes também no futsal. Segundo o ditado popular: “Todo time começa por um grande goleiro”. Dedicação, talento, liderança e superação são características dos arqueiros da Liga Nacional de Futsal, a maior competição da modalidade no país. A data também é comemorada por treinadores de goleiros e ex-atletas da posição.

O futsal brasileiro é referência na formação e preparação de goleiros. Os treinos específicos ocorrem semanalmente nas 19 equipes participantes da LNF. “O processo até um jogo oficial exige muita dedicação e treinamento, cuidados dentro e fora de quadra. Para chegar em decisões e alcançar títulos, a preparação precisa ser constante. A motivação é interna, sempre em busca da próxima conquista”, destacou o goleiro Tiago, atleta do Magnus e bicampeão do mundo pela Seleção Brasileira de Futsal.

Para o ex-goleiro Lavoisier, atual supervisor da ACBF, a vida de goleiro exige garra e perseverança. “O goleiro é o primeiro a entrar na quadra e o último a sair, superação todos os dias. Uns acham que isso não é bom, mas para gente é maravilhoso, pois vivemos a profissão intensamente e diariamente. Quero deixar os meus parabéns aos goleiros pelo seu dia, pois a data precisa ser comemorada como cada defesa. Somos decisivos”, disse Lavoisier, que teve 25 anos de carreira, 10 anos na Seleção Brasileira e 715 jogos pela ACBF.

Divulgação

Ex-goleiro da ACBF e da Seleção Brasileira, Lavoisier foi um dos ídolos da posição. Foto: Centro

Segundo o coordenador e treinador de goleiros da Seleção Brasileira de Futsal, Fred Antunes, que já exerceu a função em clubes como Malwee/Jaraguá (SC), Santos (SP) e Joinville (SC), o trabalho na posição é em conjunto. “Temos que enaltecer o trabalho de todos os goleiros e preparadores, que fazem a posição ser muito respeitada e evolua cada vez mais. Na Seleção Brasileira buscamos informações de todos os goleiros da LNF juntamente aos treinadores de goleiros dos clubes, avaliamos através de vídeos e também acompanhando os jogos ao vivo nos ginásios. Quando um goleiro é convocado para Seleção Brasileira, nós damos a continuidade no trabalho”, revelou Fred Antunes, que completou 26 anos na carreira atuando como treinador de goleiros.

Ricardo Artifon

Os goleiros Luan, Guitta e Willian com o treinador da posição Fred Antunes após a conquista do Brasil no Grand Prix de Futsal 2018. Foto: Ricardo Artifon

Na atual edição da LNF, o goleiro Willian, do Joinville e da Seleção Brasileira, é o menos vazado. Ele sofreu apenas três gols em quatro jogos disputados. “Procuro entrar em quadra e desempenhar o meu trabalho. Claro, que se o time leva poucos gols é mérito também de todo sistema defensivo, de todos os meus companheiros. Estou muito feliz”, disse Willian, formado em Jaraguá do Sul.

Foto Ricardo Artifon

Treinamento é a base do sucesso dos goleiros da Seleção Brasileira e em atividade na Liga Nacional de Futsal. Foto: Ricardo Artifon

O futsal brasileiro é uma escola de grandes goleiros. Para homenagear todos os arqueiros da maior competição de futsal do país, a LNF selecionou depoimentos dos profissionais da posição e representantes dos clubes. Para acompanhar e fazer parte desta data comemorativa, siga a LNF nas redes sociais: @lnfoficial.