Terminados os Jogos Olímpicos Rio 2016, já começa o planejamento para Tóquio 2020. Na Ásia, a Olimpíada terá cinco novas modalidades em disputa: caratê, surfe, skate, beisebol/softbol e escalada.

Para os amantes do futsal, ficou uma espécie de tristeza e revolta: porque o futsal não é olímpico?

O ESPN.com.br conversou com dirigentes e atletas ligados a modalidade, e a frustração era evidente. Maior astro das quadras, Falcão revelou que a esperança de tornar o futsal olímpico sempre esteve na sua cabeça, e criticou os dirigentes das maiores potências.

Gazeta Press

Quantas medalhas teríamos se o futsal fosse olímpico?

“Sempre tivemos a expectativa, sempre achamos que dava, que poderia ser, esperando que algo mudasse, mas as pessoas que precisam fazer algo nunca fizeram. As seleções e federações nunca se juntaram para ir atrás de alguma coisa. Então a culpa não é só do Brasil, é também da Espanha, Rússia, Itália, Portugal… nunca vi se juntarem para isso”, declarou o jogador de 39 anos.

Outro fator é a briga entre Comitê Olímpico Internacional (COI) e Fifa. O COI busca fortalecer o torneio de futebol, e para isso deseja mais atletas acima dos 23 anos (atualmente apenas três são permitidos). Apenas dessa forma poderia considerar a entrada do futsal. A Fifa, por sua vez, para manter a Copa do Mundo de futebol fortalecida, busca enfraquecer o torneio olímpico da modalidade.

No comando da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) desde março de 2015, Marcos Madeira já havia falado à reportagem que tornar o futsal olímpico era uma das suas metas, e ressaltou a falta de união entre os países.

“Não deu certo porque as negociações tem ser feitas muito lá atrás, tem que começar oito anos antes. Como estou há um ano e pouquinho, não deu nem tempo. Os países tem que estar juntos, caminhar juntos, e hoje isso não acontece. Tivemos coisas mais imediatas, apegar fogueiras maiores, e ser olímpico não estava pressionando. Mas nem por isso vamos parar, essa continua sendo uma luta que eu tenho”, disse Madeira.

Diretor de marketing da CBFS, Bernardo Caixeta ressaltou o ganho econômico que o futsal poderia ter se fosse olímpico. “Para a modalidade, qualquer divulgação é um ganho. O esporte ficaria em evidência e isso faz com que você capitalize patrocínios para o ciclo olímpico. Potências olímpicas também olhariam com mais carinho, e quanto mais as pessoas olham, mais fácil é conseguir investimento.”

Brasil foi ouro no Pan de 2007

Brasil foi ouro no Pan de 2007

Agora, em setembro, o futsal terá a Copa do Mundo, que será realizada na Colômbia. Para Falcão, esse é um exemplo positivo de não ser olímpico, já que, ao invés de disputar atenção com diversas modalidades, todos os olhos deverão estar no país sul-americano. O ideal, contudo, era poder contar com ambas oportunidades.

“Hoje temos liga com 20 clubes, vários campeonatos estaduais, coisas que muitas modalidades olímpicas não têm. Se pudesse ser olímpico junto com a Fifa é bacana. Ser olímpico te traz credibilidade maior, mas o ideal era poder jogar os dois. No Pan (de 2007) vimos a festa que foi, Brasil se envolveu, e agora (na Rio 2016) passamos batido”, concluiu Falcão.