Natural de Schroeder (SC), o ala Éder está de volta ao Brasil. Após deixar o Jaraguá Futsal no fim de 2016, o jogador de 28 anos se transferiu para o Palma, da Espanha, onde permaneceu as últimas duas temporadas até acertar com a atual vice-campeã da Liga Nacional, Assoeva, do Rio Grande do Sul, neste mês.

Lucas Pavin

Reforço da Assoeva, Éder fez recuperação com o fisioterapeuta do Jaraguá Futsal, Wilson Gomes Junior, antes de ir para Venâncio. Foto: Lucas Pavin

O retorno para terras tupiniquins chegou em um bom momento para o schroedense, que sofreu com a adaptação no futsal espanhol, principalmente pelas lesões. A pré-temporada foi satisfatória e o jogador vinha sendo bastante utilizado pelo treinador, mas logo na primeira partida oficial sofreu uma lesão muscular, que o deixou afastado das quadras por quatro meses. Quando voltou, teve um edema ósseo no pé e um problema na coxa, parando por mais um longo período e fazendo apenas cinco partidas oficiais no ano.

Com o fim da temporada europeia, ele não teve seu contrato renovado e recebeu a proposta da Assoeva, acertando sua transferência ao clube gaúcho. “Foi um ano muito ruim para mim, mas serviu de aprendizado e a vida segue. Fechei com a Assoeva pela oportunidade de nunca ter trabalhado com o Malafaia (técnico) e jogado no Rio Grande do Sul. É um novo mercado e uma grande oportunidade para mim”, disse.

Antes de ir para Venâncio Aires, Éder aproveitou as férias para visitar amigos e familiares nas cidades de Jaraguá do Sul e Schroeder, além de realizar atividades diárias com o fisioterapeuta do Jaraguá Futsal, Wilson Gomes Junior, para ficar 100% fisicamente. “O Éder teve duas lesões grandes e vinha acompanhando ele na Europa. Mas hoje já está cicatrizado e melhoramos a parte muscular dele que precisava de um equilíbrio”, afirmou Junior.