Edimar Martini dos Santos, o Edimarzinho, é um exemplo de que jogadores amadores podem sim disputar uma Liga Nacional de Futsal (LNF). Até a semana passada, ele trabalhava em uma fábrica de panelas e agora vai vestir a camisa do Marreco Futsal, que sedia a Taça Brasil de Clubes, entre 12 e 18 de março.

Até bem pouco tempo atrás, o atleta de 25 anos estava disputando o Campeonato Varzeano de Francisco Beltrão. Aos seis anos de idade, quando começou a jogar futsal, em Marmeleiro, com o professor Airton Rama, hoje diretor do Departamento de Esportes, sonhava em ganhar a vida fazendo o que gosta.

Adolfo Pegoraro

Edimarzinho quer surpreender na temporada. Foto: Adolfo Pegoraro

Decepção que virou motivação

Mas as desilusões e a falta de oportunidade o fizeram desistir desse objetivo e buscar emprego. Em 2014, quando trabalhava na Perdigão, recebeu o convite para jogar o Catarinense por Pinhalzinho, mas não deu certo. “Larguei o emprego quase no fim do ano com a promessa de ficar na temporada seguinte. Mas chegou o fim do ano e fui dispensado. Também fiquei sem emprego, não tinha estabilidade nenhuma.”

Entretanto, o que parecia ruim se tornou em motivação para buscar algo ainda melhor. Edimarzinho resolveu se lançar de vez novamente ao futsal. E deu certo.

Em 2015, após jogar a Copa Rádio Chopinzinho por Salgado Filho, Edimar foi indicado pelo jornalista Alexandre Baggio, do JdeB e da Onda Sul FM, para jogar no Galo Futsal, de Dois Vizinhos. Com o técnico Antônio Vaz, o Foca, não teve muitas oportunidades, mas foi um ano de muito aprendizado na Série Ouro.

No ano passado, quem assumiu como técnico do Ampere Futsal, na Série Bronze, foi Jean Fabio Bordignon, ex-preparador físico do Dois Vizinhos. O comandante levou o ala-esquerdo para uma equipe com baixo investimento, mas com muita vontade de surpreender. Resultado: Ampere campeão da Série Bronze e Edimar com 24 gols em 26 partidas.

E essa volta por cima trouxe o atleta para o Marreco Futsal. Mas ele não quer parar por aí. “Sei que vai ser muito difícil, pois são muitos jogadores de qualidade, mas eu sei do meu potencial. Acredito que vou fazer uma boa temporada e buscar o meu espaço dentro da equipe, seja na Liga Nacional, Paranaense ou Taça Brasil. Pode ter também Jogos Abertos e outras competições, e eu estou com muita vontade de mostrar o que me trouxe até aqui”, almeja o atleta.

Característica

Edimar é daqueles alas canhotos com muita força no chute, que podem surpreender os goleiros de longa distância. Rápido e com facilidade no drible, ele é uma das apostas do Marreco Futsal na temporada 2017. O que precisa agora é aprimorar um pouco mais a parte tática, para se equiparar aos demais jogadores dentro de quadra.

“Tenho muita humildade para aprender sempre. Mas quero mostrar para a torcida que posso dar muitas alegrias e, quem sabe, possamos comemorar o título paranaense”, finaliza.