A equipe sorocabana foi uma das primeiras e retornar aos exercícios, seguindo o planejamento traçado pela comissão técnica, que tem como objetivo alcançar o mais alto nível de preparação quando a bola voltar a rolar.

Sob as orientações do preparador físico Mauro Sandri, o plantel retomou a rotina de atividades com foco no ganho de condição física. “Na primeira semana buscamos a readaptação aos treinamentos, tendo cuidado com as sobrecargas musculares para evitar qualquer tipo de lesão neste momento. Temos uma estrutura que nos permite realizar avaliações completas e é isso que nossa comissão técnica vem buscando, submetendo todo o elenco aos testes físicos e médicos”, analisou.

Divulgação

Testes físicos em Sorocaba. Foto: Divulgação

Além de iniciar as primeiras movimentações da parte física, em treinos no Parque Campolim, na Arena Sorocaba e na Fórmula Academia, os atletas também passaram por avaliações clínicas, cardiológicas, ortopédicas e oftalmológicas, acompanhados pela comissão técnica. Também foram avaliadas questões fisioterápicas e biomecânicas.

O médico do clube coordenou cada etapa das avaliações e explicou a importância de dedicar uma semana dos treinos a esse tipo de procedimento. “Nós fizemos avaliação da biomecânica do atleta em movimento. Avaliamos a mobilidade e flexibilidade das articulações e dos grupos musculares, e também o padrão dos movimentos em testes específicos. O objetivo é verificar se existem desequilíbrios musculares e padrões anormais de movimento, equilíbrio e propriocepção”, destacou o médico do time, Dr. Rodrigo Montiel.

“Com os testes, juntamos todos os dados para que o preparador físico e fisioterapeuta possam desenvolver um trabalho mais individualizado com cada jogador, no sentido de prevenir lesões e melhorar a performance nos treinos e jogos. Podemos citar que já estamos utilizando este mesmo método desde o ano passado e tivemos uma incidência extremamente baixa de lesões na temporada 2017, comparado à publicações de outros times e mesmo em relação à nossa própria equipe em anos anteriores. Os atletas ainda irão passar por exames laboratoriais e avaliação nutricional”, finalizou Montiel.

Todas as informações sobre a temporada 2018 serão divulgadas pelo Magnus Futsal em coletiva de imprensa que acontecerá no mês de fevereiro, marcando de fato o início do calendário para o time sorocabano passa por avaliações físicas na primeira semana da pré-temporada.