Hoje temos um flashback temático da Supercopa. De carona com o goleiro Franklin, vamos voltar para 26 de setembro de 2004, para contar de uma vitória contra o adversário do dia 4, segunda feira. O seu Jaraguá x ACBF inesquecível foi em Mar del Plata, na Argentina. O contexto daquela final de Sulamericano colocava o time de laranja em favoritismo, contra uma Jaraguá/Malwee que ainda buscava compreender qual seria sua ambição, sem imaginar a década dourada que lhe reservava o destino. Conta aí, Franklin!

“O meu jogo inesquecível contra a ACBF foi em 2004, em que nós ganhamos o Sulamericano. Eles eram os atuais campeões do mundo, e a gente era, entre aspas, o patinho feio, a zebra. E nós ganhamos em uma final superdifícil!

Foi nosso primeiro Sulamericano, na época também o primeiro título internacional da Malwee. Na verdade, até o Falcão estava fora deste jogo, que é um cara que – é claro – fazia a diferença. Ele ficou fora porque no jogo da semifinal ele deu um soco no paraguaio. A gente estava ganhando o jogo de dois a zero (o jogo acabou 5-0) e ele foi lá e deu no paraguaio… eu queria matar ele! Eu dizia: “rapaz a gente já está com pouco atleta”.

Valdin ainda despontando, Márcio também, que ainda eram dúvida se iriam realmente ser os jogadores que são e se tornaram. Na final a ACBF era favoritíssima, até por ser a atual campeã do Sulamericano. Mesmo com grande dificuldade, a gente foi e acabou vencendo. Então foi o Jaraguá x ACBF mais marcante pra mim.

Não lembro quanto terminou, mas foi um jogo difícil, houve muita oportunidade de empatar e não conseguiram. Perderam 2 ou 3 gols no cara a cara comigo! No final, e no contrataque, fizemos o terceiro gol. Não lembro o placar, mas foi um dos jogos mais difíceis que já joguei”.

E a sua atuação, pegou bem no dia?

“Graças a Deus, se não tivesse ido bem, tinha perdido, porque eles chutaram muito a gol! (risos)”

“Ainda mais por ser em cima de Carlos Barbosa, que era o atual campeão mundial, para mim teve um sabor bem especial. Depois disso, nós nos encontramos na final da Taça Brasil em Goiânia, que foi em cima deles o bi. Por outro lado, também teve um monte de derrota, mas vamos falar de coisa boa”, encerra em tom otimista.

Chico 15 também ressalta título em 2004

Francisco Alberto Gonçalves de Paula, conhecido como capitão dos tempos de Malwee, também guarda um carinho especial pela partida. Veja o depoimento dado ano passado ao site da LNF (versão completa).

“A guinada da equipe para se tornar uma mistura de atletas de outras cidades e atletas formados em casa, foi no Sulamericano. Já tínhamos sido inúmeras vezes campeões, inclusive da Taça Brasil. Mas no Sul-Americano de Mar del Plata, jogamos a final contra Carlos Barbosa atual campeão mundial. Eles tinham uma equipe muito forte. Nas semifinais, o Falcão foi expulso, e ele era o grande ídolo do Brasil e nosso. Na noite anterior eu e o Leco conversamos: ‘é a nossa chance’, falamos. Era nossa oportunidade, se vencêssemos, mesmo sem o Falcão, que iria fazer uma grande falta, faríamos a vida dele um pouco mais fácil e também mostraríamos o nosso valor, que erámos esforçados e não dependíamos ‘só’ das estrelas.

Mostramos o valor de toda a equipe. Conquistamos dali em diante inúmeros títulos. Todos os atletas ganharam confiança e respeito nacional e internacional. Provamos ser uma equipe forte independente do adversário. Mesmo com jogadores de seleção, provamos que podíamos conquistar as coisas com a nossa base. Então eu, Leco e Valdin tivemos chance na seleção”.

Final – 26 de setembro

ACBF 2-4 (1-2) Jaraguá

ACBF:

Time inicial: Lavoisier, Carlinhos, Bruno, Fininho and Flávio

Outros atletas: Jonas, Danilo, Gabriel, Andrey e Júnior Cabeça

Técnico: Paulo Mussalem

Jaraguá

Time inicial: Franklin, Xande, Chico, Leco and Márcio

Outros Atletas: Pica Pau, Fio, Xoxo and Valdin

Técnico: Marcos Moraes

Gols: Fio(0-1), Márcio (0-2), Carlinhos (1-2), Pica Pau (2-3) e Valdin (2-4)

Serviço
Supercopa de Futsal 2016
Jaraguá x ACBF
Arena Jaraguá – Jaraguá do Sul/SC
04/04/2016, às 19h 15
Transmissão ao vivo do SporTV
Realização: LNF e CBFS

Assessoria de Imprensa LNF

Informações: Futsal Planet e RSSSF