Depois de vencer Portugal duas vezes (6 a1 e 4 a 0) e empatar em 2 a 2 com a Espanha, o Brasil realiza o seu último amistoso na Europa nesta terça-feira. O duelo contra os espanhóis será às 16h (de Brasília), em Madri, com transmissão ao vivo do SporTV2. Brasil e Espanha são os dois maiores campeões mundiais no futsal. Enquanto os espanhóis faturaram a Copa do Mundo em 2000 e 2004, os brasileiros venceram a competição mais importante do planeta em 1982*, 1985*, 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.

Seleção Espanhola

Craque brasileiro, Dyego em disputa de bola com Miguelín, um dos destaques da Seleção da Espanha. Foto: Seleção Espanhola

“O jogo deste domingo revelou o que o mundo já sabe: um Brasil x Espanha tem as suas características próprias, cada seleção dentro da sua cultura de jogo, sem estabelecer uma rotina na partida. O importante é que são sempre jogos em alto nível, envolvendo duas das maiores escolas do futsal”, comentou o técnico brasileiro, Marquinhos Xavier.

Assim como nos encontros em Mundiais, o duelo do último domingo entre brasileiros e espanhóis foi regado à emoção. Jogando em seu país, na cidade de Cáceres, a Fúria abriu 2 a 0, gols de Lin e Rafa Usín. O Brasil reagiu a partir da metade do segundo tempo, igualando o marcador com Dyego e Gadeia, jogadores que ironicamente atuam no futsal espanhol.

Seleção Espanhola

Marquinhos Xavier (à direita) concede entrevista ao lado do técnico espanhol Fede Vidal. Foto: Seleção Espanhola

“Acho que a avaliação das duas equipes foi positiva. O empate dá uma conotação de igualdade e cada um de nós vai absorver o que chamou mais a atenção. Para a seleção brasileira, o mais importante foi o poder de reação perante um adversário forte, na casa dele, mesmo ficando exposto a perder por um placar maior. O time está de parabéns pelo que fez no domingo”, disse Marquinhos.

Após os amistosos na Europa, a seleção deve voltar a se reunir em março, quando disputa um torneio internacional em Dubai (Emirados Árabes) entre os dias 6 e 10. Para abril, estão previstos amistosos contra Polônia e Sérvia, com todos os jogos na Europa.