27.08_estagio_acbf_2Desde segunda-feira, 24, aproximadamente 40 profissionais participam do II Estágio Para Treinadores de Futsal promovido pela Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF). Além de assistir as palestras da comissão técnica do time principal, eles tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do clube.

No primeiro dia de evento, os participantes visitaram a Sede Administrativa da ACBF, onde também está localizada a sala de troféus. No ginásio, eles conheceram o vestiário do time principal e a estrutura oferecida aos atletas, como academia e departamento médico.

O curso atraiu pessoas de várias regiões do Brasil. É o caso de Che Wei Hsu, que é chinês e mora em São Paulo há 35 anos. Sua paixão pelo futsal vem de longa data. Em 2004, ele estagiou com a Seleção Brasileira no Mundial, que foi disputado em Taiwan. Embora o futsal sirva apenas como hobby, ele busca se aperfeiçoar sobre o assunto. “Achei fantástico. O clube está de pé há quase 40 anos e não é à toa. Eu vi a organização do clube, que é como uma empresa e acho que isso é um segredo para que a ACBF seja considerada a melhor do Brasil e até do mundo. Futuramente, se eu tiver a oportunidade, virei de novo para que eu possa me aprimorar ainda mais”, concluiu Hsu.

O curso conta com a participação de alunos da Paraíba, Bahia, Piauí, São Paulo, Santa Catarina e Amazonas, além do Rio Grande do Sul. “É um grupo bem eclético. Tem muita gente da nossa região, como Sapucaia do Sul, Capão da Canoa, Espumoso, Soledade e Veranópolis. Nossa região está participando e isso é muito bom, pois nós recebemos muitos atletas nas categorias de base, oriundos destas cidades. Com certeza, a médio prazo conseguiremos melhorar o nível dos atletas vindos dessas regiões”, avaliou o técnico Marquinhos Xavier, que coordena o Estágio.

27.08_estagio_acbf_7Conforme o treinador, o nível do curso tem sido muito elevado devido a experiência dos participantes. “Estamos com profissionais que já têm uma atuação forte, principalmente na formação. Esse é o objetivo do estágio da ACBF para que a gente possa disseminar uma metodologia de trabalho para que outros profissionais, que trabalham na formação de atletas, possam utilizar. Melhorando o nível da formação, a gente consegue receber os atletas no alto rendimento com uma preparação mais avançada”, avaliou Marquinhos.

Na quinta-feira, haverá a participação do técnico do Minas, Paulinho Cardoso. Depois, ele irá participar de uma mesa redonda com Fernando Malafaia, treinador da Assoeva, Morruga, técnico do Teutônia Futsal e Marquinhos Xavier. O debate será mediado pelo supervisor da ACBF, Lavoisier Martins. A segunda edição do Estágio para Treinadores de Futsal da ACBF ocorre até sexta-feira, 28.

Notícia e Imagens: Ulisses Castro/ ACBF