Divulgação Foz Cataratas

Daniel Feitosa comemorando gol. Foto: Divulgação Foz Cataratas

O ala do Foz Cataratas, Daniel Feitosa, foi convocado para a seleção brasileira pela primeira vez na carreira. O Brasil vai disputar dois amistosos contra a Costa Rica neste mês, no Mato Grosso. Defender o país será a chance do paraibano de 25 anos atuar ao lado de um ídolo: Falcão. Ele revela que assistia vídeos na internet e se inspira no maior jogador de futsal de todos os tempos.

– É um sonho de criança. Vivo um momento especial e tenho que desfrutar disso. Acho que o fato importante foram essas decisões da LNF (Liga Nacional de Futsal). Ano passado apesar de não ter bons resultados coletivo, mas individualmente acabei me destacando no Guarapuava. Neste ano no Foz Cataratas mantive meu nível, meu ritmo, e com a ajuda dos companheiros o resultado apareceu. Infelizmente saímos do Campeonato Paranaense precocemente, mas na LNF reunimos nossas forças. Acabei marcando um gol de placa também nas quartas de final e acho que isso chamou a atenção do Marquinhos Xavier. No conjunto venho fazendo um bom trabalho nos últimos dois anos e acho que isso foi fundamental para a convocação – explicou.

Nilton Rolin

Daniel Feitosa (de azul) foi convocado pela primeira vez para seleção brasileira. Foto: Nilton Rolin

Além da convocação, Daniel também comemora o encontro que vai ter com Falcão. Quando defendia a seleção paraibana, ele já enfrentou o camisa 12 em um amistoso, em João Pessoa. A seleção brasileira em 2012 fez um tour pelo Nordeste durante a preparação para o Mundial.

– Já chorei muito assistindo Falcão na TV ganhar vários títulos com o Brasil. Sempre olhei vídeos das jogadas e dos lances dele. É um momento sensacional que estou vivendo. Como sou paraibano, antigamente, era um pouco complicado ter a oportunidade de ver ele jogando pessoalmente. Até enfrentei ele uma vez na minha cidade e foi emocionante demais. Assistia muitos vídeos de Falcão na internet das jogadas, dos lances… Agora vai ser sensacional atuar ao lado dele, um cara que representa o futsal mundialmente. Vou ter a oportunidade de jogar ao lado de grandes craques e com o nosso rei. Quero representar bem a Paraíba ao lado dessa grande fera – comemorou.

Nilton Rolin

Daniel Feitosa em ação pelo Foz Cataratas. Foto: Nilton Rolin

Os jogos do Brasil contra a Costa Rica vão ser nos dias 17, em Campo Verde, e 19 em Cuiabá. Daniel espera mostrar um bom desempenho para ser lembrado em outras convocações.

– Espero fazer um bom trabalho, grandes jogos. Vou representar meu país e isso é um orgulho imenso. Atuar ao lado de grandes jogadores fica fácil. Aproveitar também para mostrar meu trabalho para ficar marcado e brigar por um novo espaço futuramente. Quero jogar bem, fazer gol, aproveitar cada segundo – disse.

Ricardo Artifon

Paraibano vai encontrar na seleção brasileira com o ídolo Falcão. Foto: Ricardo Artifon

Infância difícil e aposta de time paraibano

A chance de ir para a seleção brasileira representa muito para um garoto que teve uma infância sem luxo. Com os pais separados, ele viveu parte da vida no bairro Alto do Mateus, na Zona Oeste de João Pessoa. O futsal faz parte da rotina dele desde criança e em 2007 foi um divisor de águas.Daniel Feitosa disputou os Jogos Escolares da Paraíba pela Escola Estadual Horácio de Almeida. Tinha sido até então o ápice da carreira dele. Mas tudo mudou em uma das partidas. O menino chamou a atenção do vice-presidente do Benfica, clube tradicional da capital paraibana. Era a oportunidade para o ala buscar ser o que é hoje: um dos destaques da Liga Nacional pelo Foz Cataratas e receber uma convocação para seleção brasileira.

Arquivo Pessoal

Ricardo Ribeiro descobriu Daniel Feitosa nos Jogos Escolares da Paraíba em 2007. Foto: Arquivo Pessoal

Naquela época, a mãe de Daniel não tinha dinheiro para comprar um tênis, nem pagar as passagens para os treinamentos, após receber o convite do Benfica. A diretoria do clube resolveu apostar no garoto.

– Daniel tem uma amizade comigo de pai para filho. Sempre ajudei ele muito aqui na Paraíba. Mas para mim o grande responsável desse sucesso de Daniel, que é um excelente jogador, acima da média, foi uma pessoa na Paraíba que sempre me pediu anonimato. Ele nunca quis dizer o que fez por Daniel. O objetivo dele era tirar Daniel de João Pessoa. Enquanto ele não conseguisse tirar Daniel de João Pessoa, mandar ele para algum time e ficar de vez, não sossegava. Depois ele conseguiu colocar Daniel no eixo do Sul do país. Ele sabia que na Paraíba não tinha mais espaço para Daniel. Era complicado para ele aqui (por causa de alguns problemas pessoais). Esse cara sempre pediu anonimato de que fazia isso por Daniel. Tenho certeza que Daniel vai reconhecer isso. Mas com relação a minha pessoa e a Ana, do Benfica, só fomos uma parte da família. A gente gostava muito de ajudá-lo. Estou muito feliz com essa convocação. Um garoto sensacional e tenho certeza que muitas coisas boas vão acontecer com Daniel – revelou Ricardo Ribeiro, vice-presidente do Benfica.

Arquivo Pessoal

Ala (camisa 3) foi campeão do sub-15 ao adulto no Benfica. Foto: Arquivo Pessoal

No Benfica, o ala foi campeão paraibano do sub-15 ao adulto sob o comando do técnico Gama. Até que em 2012 foi chamado pelo técnico Fábio Vasconcelos para integrar o elenco do Treze na disputa da 2ª divisão da Taça Brasil de Clubes.

– A Taça Brasil de 2012 foi uma vitrine para o nosso time. O Treze foi campeão e ainda consegui ser o artilheiro. A partir daquele momento o Brasil começou a me conhecer (Daniel Feitosa).

Silas Batista

Daniel Feitosa (à esquerda) foi campeão da 2ª divisão da Taça Brasil de Clube pelo Treze. Foto: Silas Batista

Sucesso na LNF

Em 2014, ele teve a oportunidade de estrear na Liga Nacional de Futsal pelo Blumenau e no ano seguinte pelo Concórdia, ambos de Santa Catarina. Mas em 2016 viveu o melhor momento na LNF pelo Guarapuava, do Paraná, ficando entre os seis que marcaram mais gols: foram 13.

Neste ano, o jogador acertou com o Foz Cataratas que estava prestes a estrear na LNF. O time se tornou uma das supresas e está na semifinal, vencendo o primeiro jogo em casa contra o Joinville por 2 a 1 no último sábado. O duelo de volta será no próximo sábado, dia 11 de novembro, às 13h (horário de Brasília), em Santa Catarina.

Nas quartas de final, inclusive, Daniel Feitosa marcou um gol de placa do outro lado da quadra e ajudou a equipe a passar de fase eliminando o Carlos Barbosa, do Rio Grande do Sul.

Veja o gol marcado por Daniel Feitosa contra o Carlos Barbosa AQUI.

– Até hoje estou vendo esse gol. Já vi umas 100 vezes e ainda não estou acreditando. O gol realmente está mudando a minha vida – concluiu.

Agora a ansiedade do paraibano será vestir a camisa da seleção brasileira daqui a pouco mais de duas semanas. E na companhia do ídolo Falcão.