Seleção volta a Uberaba, onde conquistou o Sul-americano sobre a Argentina (Foto: Ricardo Artifon/CBFS) Seleção volta a Uberaba, onde conquistou o Sul-americano sobre a Argentina (Foto: Ricardo Artifon/CBFS)
Seleção volta a Uberaba, onde conquistou o Sul-americano sobre a Argentina (Foto: Ricardo Artifon/CBFS)

A “Era Marquinhos Xavier” na seleção brasileira de futsal já tem data e local para começar. Anunciado e apresentado na última semana, o treinador inicia a trajetória à frente do Brasil contra o Paraguai, no Desafio Internacional de Futsal, dia 24 de setembro, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Além do primeiro compromisso sob comando da nova comissão técnica, o Brasil poderá contar com o retorno do ídolo Falcão. Se convocado, o camisa 12, que desistiu da aposentadoria da seleção após mudanças na Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), poderá voltar a vestir a amarelinha em Minas. A partida no Centro Olímpico será transmitida ao vivo, dentro do Esporte Espetacular.

Ulisses Castro

Técnico também comanda o Carlos Barbosa

Anunciado no dia 31 de julho, Marquinhos Xavier assume o posto de PC Oliveira junto à comissão formada por Reinaldo Simões (supervisor), Fernando Ferretti (coordenador técnico), Fred Antunes (treinador de goleiros), João Romano (preparador físico), Carlos Dorileo (médico) e Kleber Barbão (fisioterapeuta).
Evento da CBFS, em São Paulo, confirmou Marquinhos Xavier no comando e retorno de Falcão à seleção (Foto: Henrique Toth) Evento da CBFS, em São Paulo, confirmou Marquinhos Xavier no comando e retorno de Falcão à seleção (Foto: Henrique Toth)
Evento da CBFS, em São Paulo, confirmou Marquinhos Xavier no comando e retorno de Falcão à seleção (Foto: Henrique Toth)
A troca no comando e outras mudanças na CBFS fizeram o craque Falcão desistir da aposentadora da seleção. O anúncio do retorno foi feito no mesmo evento em que Marquinhos Xavier foi apresentado. Na “nova era”, o ala de 40 anos atuará em duas frentes: jogando bola e nos bastidores, após ser nomeado embaixador de Relações Institucionais da entidade. A expectativa é que Falcão possa atrair parceiros e investidores.

Gaspar Nóbrega

Falcão quer jogar pela seleção de futsal

A cidade do interior de Minas Gerais traz boas lembranças à seleção. Em maio de 2016, o Brasil bateu a Argentina por 6 a 2 na final do Sul-americano e levantou o troféu. A competição também marcou a passagem da Tocha Olímpica por Uberaba, e Falcão foi um dos responsáveis por conduzir o símbolo pela quadra do ginásio da cidade. No ano anterior, a cidade recebeu o Grand Prix de Futsal, também vencido pelo Brasil.