FIFA

Falcão apoia futsal brasileiro nas olimpíadas. Foto: FIFA

O futsal brasileiro fez história em Buenos Aires, na Argentina, ao conquistar nesta quinta-feira a primeira medalha de ouro em disputa na modalidade na história dos Jogos Olímpicos da Juventude. Ao vencer a Rússia por 4 a 1, os atletas de até 18 anos marcaram o nome na história ao trazer a primeira medalha olímpica do futsal.

Grande nome do esporte no Brasil e no mundo, Falcão parabenizou os brasileiros pelo título e ressaltou a repercussão do evento na Argentina, pedindo esforços das autoridades para que o futsal entre de vez no programa olímpico. “Deu para ver a atmosfera dos jogos, ginásio lotado e um esporte que é a cara da Olimpíada. Foi um primeiro passo, sucesso de público e audiência. A parte do futsal foi feita, agora é esperar que os dirigentes dos países mais interessados se unam e façam a diferença”, disse Falcão.

FIFA

Brasil é ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude. Foto: FIFA

Falcão tem uma medalha de ouro pela seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, quando o futsal participou como modalidade-exibição. No entanto, a Organização Desportiva Pan-Americana considerou o futsal não um esporte, mas uma ramificação do futebol, e sequer cogitou incluí-lo no programa da competição. “A gente se sente representado pelos meninos, assim como estivemos no Pan, eles fizeram história. Espero que tenha sequência e que as pessoas que tenham a caneta se unam pelo esporte. Tudo passa por um acordo entre COI e Fifa, para ajustar o calendário olímpico com o Mundial. A Fifa acredita que perderia a grandeza do Mundial, mas é questão de ajuste. Foi um sucesso no Pan e nos Jogos Olímpicos, espero que dê sequência”,  disse o maior nome do futsal mundial.