O maior nome do futsal brasileiro e um dos maiores ícones da história do esporte mundial está prestes a encerrar a carreira. Aos 41 anos, Falcão admite que os problemas físicos aliados aos compromissos pessoais o fazem amadurecer a ideia da aposentadoria, palavra antes nem pronunciada pelo craque.

WIFC

Falcão durante o Mundial de Clubes na Tailândia. Foto: WIFC

Às vésperas da conquista do bicampeonato mundial de clubes pelo Magnus, Falcão revelou ao GloboEsporte.com que pensa seriamente na aposentadoria. O jogador chegou a usar as redes sociais para pedir a opinião dos fãs. Na ocasião, o craque disse:

“Estou em uma briga muito grande comigo mesmo, uma briga interna para saber qual o meu futuro, mas devo estar decidindo internamente sobre isso nos próximos dias e no momento certo estarei falando sobre”, disse Falcão, em reportagem publicada no dia 24 de agosto deste ano.

Falcão soma quatro títulos mundiais na carreira. Dois com a seleção brasileira (2008 e 2012) e dois de clubes, ambos pelo Magnus (2016 e 2018).

WIFC

Magnus bicampeão do Mundial de Clubes. Falcão lidera o elenco. Foto: WIFC

Nas últimas duas temporadas, Falcão raramente viaja com o time para jogos de campeonatos em fase de classificação. Poupado, o craque atua pontualmente em partidas em casa do Magnus, exceção feita a grandes competições, como o Mundial de Clubes na Tailândia.

Em 2015, Falcão sofreu uma lesão séria e que quase colocou fim precocemente a sua carreira. Um problema no joelho e na coxa o fez perder praticamente toda a temporada. A lesão é considerada um divisor de águas na carreira do craque, que passou a priorizar a manutenção e recuperação física para prolongar a carreira.

A lesão e a idade fizeram Falcão mudar o estilo de jogo. Habituado ao drible, velocidade e finalização, o camisa 12 passou a usar os “atalhos” da quadra, sendo mais efetivo no passe e na atração da marcação dos adversários, deixando os dribles em segundo plano. Por isso, o agradecimento ao elenco do Magnus, que passou a correr mais na presença do craque em quadra.

“Obrigado por me proporcionarem mais um momento como esse. Eu, com toda limitação física, carreira acabando, cada um de vocês me deram mais um momento de emoção na minha carreira”, disse Falcão, em postagem em uma rede social.

Guilherme Mansueto

Em final brasileira, Magnus vence ACBF e conquista o Bicampeonato
Mundial de Clubes. Foto: Guilherme Mansueto

Falcão começou a jogar futsal profissionalmente em 1994, no Corinthians. Em 24 anos de carreira, foram 10 clubes diferentes e 73 títulos conquistados. Em 2018, Falcão completa 20 anos defendendo a seleção brasileira, com 28 taças no currículo. Além dos títulos no futsal, Falcão foi campeão do Paulistão de 2005, quando defendia o São Paulo no futebol de campo.