Próximo de atingir a marca de 400 gols com a camisa da seleção brasileira de futsal, Falcão fez um longo desabafo após a goleada por 10 a 1 sobre o Uruguai, nesta terça-feira, em Brusque (SC), pelo Grand Prix Internacional. Sem citar nomes, ele revelou que há um grupo de pessoas ligadas à modalidade que querem vê-lo fora da seleção. Aos 40 anos, Falcão chegou a fazer uma partida de despedida no ano passado, quando a antiga comissão técnica – comandada por PC Oliveira – optou por não utilizá-lo no ciclo visando o Mundial de 2020. Contudo, após a chegada de Marquinhos Xavier, o camisa 12 voltou a ser chamado, ganhando, inclusive, a função de embaixador do futsal brasileiro.

Veja o vídeo

Ricardo Artifon

– Eu tenho que provar todos os anos, né? Desde 2011 tem um grupinho do próprio futsal que diz que eu tenho que sair. Eu nunca vou querer estar aqui pelo nome. Vou querer entrar em quadra para fazer gols, dar assistências… Treinei nas férias para estar aqui. Esse tipo de cobrança que acontece é coisa do futsal. Todos sabem da importância de ter um ginásio lotado, e o Falcão contribui para isso. Mas eles querem cornetar, porque a onda é cornetar – disse ainda em quadra.

Convocado pela primeira vez em 1998, Falcão completa 20 anos de seleção este ano. Maior artilheiro dentre todas as seleções de esportes filiados à Fifa, o camisa 12 levou o Brasil aos títulos mundiais de 2008 e 2012, faturando a Bola de Ouro em 2004 e 2008. Após a Copa do Mundo de 2016, na Colômbia, o ala anunciou que aquele havia sido o seu último Mundial. A decisão, no entanto, pode ser revista até 2020.

– Isso (corneterios) incomoda, porque são pessoas que me abraçam no dia a dia. Daí chega o Mundial e dizem que eu não tenho condições de jogar. Esse tipo de cobrança só me motiva a mostrar como eu estou bem. Faço 20 anos de seleção esse ano e o mais legal é ver que eu nunca deixei a peteca cair. Enquanto eu puder jogar eu quero provar o meu valor. Essa coisa de fofoca, esses grupinhos…. Hoje se eu pudesse parar de jogar estaria melhor ainda de vida, só fazendo eventos. Estou aqui porque gosto – finalizou.