Equipe do craque Falcão na década passada, o Jaraguá vencia o Benfica, de Portugal, por 6 a 2 pela semifinal da Copa Intercontinental de Futsal de 2007, quando um garoto de 21 anos chamou a atenção do então melhor jogador do mundo. Não bastasse a habilidade com a bola e a irreverência em quadra, a jovem promessa do futsal português ainda carregava na panturrilha esquerda uma tatuagem em homenagem ao camisa 12. Se não conseguiu eliminar o ídolo na Copa Intercontinental daquele ano, Ricardinho saiu vitorioso de quadra ao ganhar a admiração de Falcão desde então. O tempo passou, e a intuição do craque brasileiro parece ter sido correta. Hoje, aos 30 anos, o camisa 10 da seleção portuguesa ostenta a honraria de ser o melhor jogador do mundo eleito pela Agla Futsal Awards. Falcão e Ricardinho estarão frente a frente nesta terça-feira, às 21h30, na Arena Castelão, quando as seleções de Brasil e Portugal se enfrentam em amistoso internacional – o SporTV transmite ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanhará em tempo real. Para o camisa 12 brasileiro, o português já é o novo Rei do Futsal.

  22.09_falcão_ricardinho_amistoso_1

– Conheci o Ricardinho pessoalmente neste jogo em 2007 e, desde então passei a admirá-lo, além de termos virado grandes amigos. Quando soube dessa tatuagem, fiquei muito emocionado, torço muito por ele e espero que isso sirva de exemplo para outros esportes. A gente não quer ser melhor que o outro, queremos é fazer o melhor para a nossa modalidade. A nossa concorrência é essa. Fico muito feliz em ver o Ricardinho ser eleito o melhor do mundo. O bastão já está na mão dele. Estou aqui fazendo hora extra, porque já tenho 38 anos – afirmou Falcão.

Conhecido como “O Mágico” em Portugal, Ricardinho tatuou o nome e a marca de Falcão na panturrilha aos 18 anos. Mesmo sendo do país do astro dos gramados Cristiano Ronaldo, ele garante que o camisa 12 é o seu maior ídolo. Sobre a “passagem de bastão”, ele se disse emocionado com o elogio do craque.

– Falcão é uma referência para mim e para todos os jogadores do mundo. Não só pelo que joga, como pela divulgação que faz para o nosso esporte, além dos títulos que já conquistou. Ouvir dele que agora eu sou o Rei do Futsal é fantástico. Deu até lágrimas nos olhos, porque há alguns anos eu não imaginava estar sentado ao lado dele em uma entrevista, muito menos escutar elogios do melhor das galáxias, como eu o chamo. Espero honrar esse elogio e mostrar o meu futsal sempre – destacou.

Nascido na cidade do Porto, Ricardinho cresceu vendo os vídeos de Falcão. Dono de uma rara habilidade com a perna esquerda, o português  já se destacava desde pequeno pelos dribles e jogadas fantásticas, todos inspirados no craque brasileiro. Ricardinho iniciou a carreira nas divisões de base do Gramidense, de Portugal. Passou ainda pelo também português Miramar, antes de chegar ao Benfica, em 2003. No clube mais popular do país, o ala atuou por sete anos, fazendo história. Com a camisa dos encarnados, conquistou cinco Ligas Portuguesas, quatro Taças de Portugal, três Supertaças de Futsal e uma Uefa Futsal Cup, na temporada 2009/10.

Pela seleção portuguesa, fez a sua estreia em 2007, mantendo-se como principal jogador do selecionado lusitano desde então. O ala passou ainda por Nagoya Oceans, do Japão, CSKA Moscou, da Rússia, antes de chegar ao Inter Movistar, da Espanha, seu atual clube. Por duas vezes, Ricardinho levou o prêmio Agla Futsal Awards de melhor jogador da temporada. A primeira vez foi em 2010, a segunda no ano passado, quando o português liderou a Inter Movistar na conquista de tríplice coroa espanhola (Liga Nacional, Copa da Espanha e Copa do Rei).
22.09_falcão_ricardinho_amistoso_3

Apesar da vasta carreira internacional, Ricardinho nunca enfrentou Falcão em uma partida que envolvesse seleções. Em 2012, no Mundial da Tailândia, o encontro quase aconteceu. O português esteve em quadra na vitória brasileira por 3 a 1 pela primeira fase, mas Falcão não atuou devido a uma lesão, que o deixou fora de boa parte da Copa do Mundo. Apesar da mútua admiração, a expectativa do duelo desta terça-feira está mexendo com a cabeça dos dois craques.

– Acho que esse Brasil x Portugal vai ser um grande espetáculo, porque jogar num estádio assim é fantástico. Vai ser um show essa partida, porque o Brasil tem craques como Falcão, Simi, Cabreúva e Betão. Vamos ver se Portugal faz uma gracinha e sai com essa vitória – disse Ricardinho.

Pelo lado brasileiro, Falcão também demonstra um sentimento de confiança, mesmo com a seleção vivendo dias difíceis, após ficar quase um ano sem jogar devido a uma grave crise financeira na Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e um consequente boicote de jogadores pedindo melhorias na modalidade.
22.09_falcão_ricardinho_amistoso_2

– Estamos correndo contra o tempo, pois, em termos de preparação para o Mundial do ano que vem, estamos atrás das principais seleções concorrentes. A partir desse jogo, a gente pretende fazer uma preparação especial visando a Copa do Mundo do ano que vem. Esperamos vencer Portugal, porque estamos dentro do nosso país, iniciando bem essa nova fase da seleção brasileira – finalizou.

SERVIÇO

Brasil e Portugal se enfrentam nesta terça-feira, às 21h30, na Arena Castelão, em Fortaleza, com transmissão ao vivo do SporTV. A partida tem a expectativa de quebra de recorde de público da modalidade. Para isso, o torcedor cearense precisa superar os 56 mil presentes na vitória do Brasil sobre a Argentina, em setembro do ano passado, no Mané Garrincha, em Brasília.

Com valores entre R$ 10 (superior meia) a R$ 80 (premium inteira), os ingressos estão disponíveis para a venda através do site Ingresso Fácil e em quatro postos de venda presencial. São eles:

– Confederação Brasileira de Futsal (CBFS)

Rua Coronel Ferraz, 52 – Centro

Telefone: 3533-8300

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

– Loja Caldeirão

Shopping RioMar Fortaleza – piso E2

Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu

Horário: 10h às 22h (seg. à sáb.); 14h às 22h (domingo)

– Leões do Pici Store

Avenida Barão de Studart, 2550, loja 04 – Joaquim Távora

Horário: 9h às 18h (seg. à sex.); 9h às 12h (sábado)

– Leão Shop

Shopping Parangaba, 2º Piso

Rua Germano Franck, 300 – Parangaba

Horário: 10h às 22h (seg. à sáb.); 14h às 22h (domingo)

Notícia: Flávio Dilascio
Imagens: Zerosa Filho/ CBFS