Falcão parece vestir a camisa da seleção brasileira antes mesmo de ser novamente convocado após anunciar o seu retorno. Fora das quadras, o jogador tem auxiliado a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) a buscar novos patrocinadores em um processo de retomada do controle do esporte no país, após parceria frustrada com um grupo indicado pela CBF.

Gaspar Nóbrega

Falcão quer jogar pela seleção de futsal

No processo de transição, Falcão aceitou o pedido para retornar e ser o elo para a chegada de novos patrocinadores interessados em reerguer a modalidade no país. Com uma dívida alta e com problemas administrativos acumulados ao longo das últimas gestões, a entidade busca recuperar a credibilidade no mercado e entre os torcedores.
– Queremos um novo caminho, os últimos sete, oito anos foram muito complicados e agora nossa meta é recomeçar. As empresas estão reabrindo as portas por saberem que estou por trás e temos alguns patrocínios. Tenham certeza que o futuro será o mais escalarecedor possível para que a seleção volte para o lugar de onde nunca deveria ter saído – disse Falcão.

O caminho para isso é longo. Por conta dos problemas na entidade, a seleção chegou a ficar 284 dias sem jogar entre 2014 e 2015. Após o fracasso na Copa do Mundo de 2016, o Brasil só participou da Copa Amércia – onde sagrou-se campeão -, por conta da antiga parceria. A meta é liquidar as dívidas e recuperar aos poucos o investimento de anos atrás.
– A CBFS como qualquer outra instituição ligada ao esporte tem dívidas, mas isso não compete a mim. O que tenho feito é dar uma estrutura e buscar patrocinadores para que quite suas dívidas. Acredito que o planejamento seja para quitar isso, já que vai entrar dinheiro. Pelo que eu vejo todos estão cientes disso. A seleção de futsal chegou a ter R$ 40 milhões de patrocínio em um determinando momento, porém perdeu sua credibilidade. Hoje as empresas voltaram a se interessar e queremos um planejamento bacana e tudo isso irá fazer a diferença – explica Falcão.

Divulgação

Mesmo com problemas administrativos, Brasil foi campeão Copa América de Futsal no início do ano

O anúncio da nova comissão técnica e dos patrocinadores deverá ser realizado em entrevista coletiva no próximo dia 31. Porém, todos já trabalham na elaboração de um calendário de eventos para o restante do ano e no da próxima temporada. A intenção de Falcão é uma mudança na forma como o esporte é gerido no Brasil.
– Minha volta é pelo apelo de televisão, mídia e público. Por mais que eu volte, isso tem um prazo. Opinando um pouco na gestão agora e mais ainda quando eu parar. Não precisa ter tanto dinheiro como tinha, isso é uma conquista ano a ano. Mas precisa ser um esporte organizado que pense na base, feminino e tudo o que engloba o futsal. Com o tempo vamos conseguir reestruturar – revela.
A seleção brasileira deve voltar a jogar em setembro, no Desafio Internacional de Futsal. A intenção é de que mais duas datas sejam inseridas no calendário deste ano. A única certeza, por enquanto, é que Falcão estará em quadra. Aos 40 anos, o craque dá indícios que ainda vestirá a camisa verde e amarela por muito tempo, nem que seja nos bastidores.