São raros os exemplos de atletas que pensam na aposentadoria com a carreira ainda em curso. Aos 41 anos, o maior jogador de futsal de todos os tempos começou a planejar no que fará após encerrar a vitoriosa jornada dentro das quadras. Ciente da popularidade, Falcão lançou um canal no Youtube e pensa seriamente em investir no seguimento.

Divulgação

Falcão durante treinamento da Seleção Brasileira de Futsal. Foto: Divulgação

“É a novidade no mundo, todas as crianças e todo mundo está de olho. São novos tempos, sou um dos atletas mais buscados na internet e o único que tem canal. Então essa transição entre parar de jogar e entrar para um canal do Youtube é um momento especial. Se eu paro e demoro alguns anos, acabo deixando de ser visto e continuar sendo comentado. É uma forma de não deixar a imagem cair, tudo isso me fez ter a intenção de estar entrando nesse meio”, disse o jogador de futsal.

Falcão passou a amadurecer a ideia da aposentadoria nos últimos meses. Ao GloboEsporte.com, disse em primeira mão ter a intenção de deixar as quadras em breve. Em uma rede social, chegou a fazer uma enquete pedindo a opinião dos fãs. A única certeza, por enquanto, é no projeto pós-carreira na internet.

Guilherme Mansueto

Craque Falcão pensa no pós-carreira em meio aos treinos e jogos pelo Magnus. Foto: Guilherme Mansueto

“Vejo o canal como um projeto pós-carreira. Quantos atletas de nome param de jogar e em dois, três anos são esquecidos? A nova geração está no Youtube e é uma forma de me perpetuar. Essa junção da minha aposentadoria, que pode ser esse ou no outro ano, com o canal é algo essencial para colocar esse projeto em curso”, explica Falcão.

Fora das entrevistas comuns sobre expectativas de jogos decisivos, repercussões de lances geniais ou de alguma conquista pela seleção brasileira, Falcão se mostrou empolgado ao falar do novo projeto fora do futsal. “A ideia é centralizar, fazer desafios com grandes personalidades do Brasil e do mundo inteiro. Replicar domínios, gols, jogadas e acredito que consiga fazer isso direito com muita visualização e entrega muito boa. Entrevistas, interatividade, um giro de coisas bem diferentes”, faz propaganda o jogador.

Lançado em junho, o canal “Falcão 12” tem pouco mais de 20 mil inscritos e 40 mil visualizações nos sete vídeos publicados.

Enquanto não decide os rumos da carreira, Falcão treina com o Magnus de olho nas oitavas da Liga Nacional de Futsal (LNF). No domingo, às 11h, o time de Sorocaba recebe o Joaçaba pela primeira partida dos playoffs. O jogo da volta será em Joaçaba (SC).