Os Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, na Argentina, marcaram um importante passo para o Futsal, mas também serviram como base para uma discussão aprofundada. Com base em uma iniciativa da FIFA, que busca mudar a forma como as questões de desenvolvimento são abordadas, um workshop foi realizado na capital argentina de 17 a 19 de outubro, coincidindo com as partidas decisivas do torneio olímpico.

Getty Images

Workshop foi realizado na capital argentina pelo Futsal. Foto: Getty Images

“Este programa é basicamente um workshop, no qual reunimos associações nacionais em um único lugar e damos a elas um tópico que consideramos relevante para o assunto em questão”, disse Philip Zimmermann, Gerente de Desenvolvimento de Base e Juventude da FIFA. “Realizamos workshops semelhantes sobre o futebol juvenil nas Ilhas Salomão e o futebol feminino na Tailândia. Nesse caso, o assunto era futsal, e o encontro veio junto com o apoio da CONMEBOL”, comentou.

“Como o presidente da FIFA comentou, há muito conhecimento por aí nas federações que devem ser aproveitados. Seria um erro dizer que nós, de Zurique, sabemos como desenvolver o futsal em tal e tal país. Este é um caminho diferente. Queremos ajudá-los a compartilhar seus exemplos, as práticas e as abordagens para os problemas. É um trabalho em andamento, que será lançado oficialmente em 2019, com base no feedback e nas lições aprendidas. De qualquer maneira, este workshop de futsal foi muito positivo ”, completou o gerente.

Participaram do evento de Buenos Aires 28 profissionais de 13 nacionalidades diferentes, de vários níveis e funções dentro de suas federações ou confederações. Os 10 países da CONMEBOL estavam todos representados. A escolha do local não foi feita por acaso. “Uma Olimpíada, com o futsal como uma das principais disciplinas, chama a atenção do mundo e pode atuar como um catalisador para o desenvolvimento do futsal”, explicou Brent Rahim, gerente da FIFA. “Não existe nada melhor para os sul-americanos do que ver como tal evento é organizado, para homens e mulheres, por uma associação em sua própria região – que, além disso, lançou recentemente uma liga nacional e, portanto, tem muito a dizer e compartilhar”, completou Brent.

De fato, um dos estudos de caso apresentados durante o workshop pertenceu à Liga Nacional de Futsal da Argentina (lançada com a assistência do Programa de Desenvolvimento de Futebol Avançado da FIFA), cuja primeira edição foi anunciada como um sucesso completo. Para Luis Castro, diretor de desenvolvimento da Federação de Futebol da Argentina, que apresentou o estudo de caso, foi “uma fonte de orgulho que nossa liga possa servir de modelo para a região. O desafio é não descansarmos, mas compartilhar nossa experiência, para que o futsal possa crescer em nível regional e mundial”, disse.

Benefícios da experiência

A importância de ter uma liga nacional foi enfatizada durante uma apresentação do espanhol Javier Lozano, duas vezes técnico da Copa do Mundo de Futsal, membro do Grupo de Estudos Técnicos da FIFA e presidente da Liga Espanhola de Futsal.

O programa também contou com apresentações da Federação de Futebol da Costa Rica, que falou sobre o desenvolvimento do futsal através da infra-estrutura, do futebol neozelandês, que apresentou uma visão integrada do futsal e do futebol, além do treinador campeão mundial, o brasileiro Paulo Cesar de Oliveira, que fez uma sessão técnica.

Além disso, houve tempo para discussão relacionada a outros estudos de caso e para reuniões bilaterais. De acordo com Luis Ramirez, chefe de desenvolvimento da Associação de Futebol Profissional do Chile, o workshop foi um grande sucesso. “Somos um país emergente quando se trata de futsal e, depois de apenas três dias, estamos tirando várias coisas que podemos aplicar em casa”, disse ele.

Brasil referência

O futsal brasileiro é referência no mundo. A Seleção Brasileira de Futsal conquistou sete vezes a Copa do Mundo de Futsal. Recentemente, na Argentina, logo no primeiro ano com o futsal integrado em um programa olímpico, o Brasil também levou inédito título dos Jogos Olímpicos da Juventude.

No Brasil, a Liga Nacional de Futsal é uma das mais disputadas e equilibradas no mundo. O alto nível dos atletas, dos treinadores, das comissões, atrelado à grande gestão da LNF, a paixão e o comprometimento dos dirigentes, patrocinadores e torcedores, tornam um espetáculo assegurado anualmente.