Um é cearense e mede 1,68m, o outro é paulista e tem 1,70m. Ambos jogam de ala/pivô e têm longa história com a camisa da seleção brasileira. A final da Liga Nacional de Futsal 2017 colocará frente à frente os habilidosos e ligeiros Valdin e Fernandinho. Campeão em 2005, 2007, 2008 e 2010 com o Jaraguá e 2011 com o Santos, o cearense Valdin tenta o seu sexto título pessoal. Já Fernandinho, estrela do Joinville, busca o seu primeiro caneco da LNF, após 13 temporadas fora do país. O primeiro jogo da final será neste sábado, às 21h15, no ginásio Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires, com transmissão ao vivo do SporTV. Os times voltam a se enfrentar no dia 3 de dezembro, em Joinville (SC).

– Acho que o Joinville leva um favoritismo pela estrutura deles. Joguei lá por três anos e sei bem como é isso. Só que nós sabemos que temos condições de vencer. Perdemos jogadores ao longo da temporada, mas nos superamos a cada dia e hoje estamos aqui. Nosso vestiário é muito bom. Quando você tem um time unido como o nosso, tudo funciona bem – afirmou Valdin, 38 anos.

Yuri Gomes / Elite Comunicação

Fernandinho quer levar o Joinville ao inédito título

Diferentemente do rival, Fernandinho não acredita em favoritismo do Joinville. Ídolo no Dínamo de Moscou, da Rússia, o paulista de 34 anos não vê a hora de disputar a sua primeira final de LNF.

– Quando voltei para o Brasil tinha o objetivo de chegar a uma final nacional. Consegui. Agora vamos fazer de tudo para sair com esse título. Não acredito em favoritismo. Nas quartas de final, por exemplo, vários favoritos caíram. Acho que temos uma pequena vantagem por jogar a segunda partida em casa, mas no futsal a gente sabe que tudo se decide dentro das quatro linhas – disse Fernandinho.

Com características físicas e técnicas semelhantes, Valdin e Fernandinho sempre disputaram espaço na seleção. Nas duas últimas Copas do Mundo (2012 e 2016), o escolhido foi o ala/pivô do Joinville. Valdin, porém, tem um vasto currículo com a amarelinha, tendo conquistado troféus importantes como Grand Prix, Copa América e o ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007. Pautado pelas boas atuações desse ano, o cearense ainda se vê em condições de vestir a camisa verde-amarela mesmo com a idade avançada.

– Respeito os jogadores que estão lá (na seleção), mas estou trabalhando e, se uma nova oportunidade surgir, estarei pronto – resumiu Valdin.

Divulgação/LNF

Valdin tem brilhado com a camisa da Assoeva

Fernandinho também se diz pronto para atuar pela seleção. Pensando já à frente, ele diz que fará de tudo para disputar a sua terceira Copa do Mundo em 2020, quando completará 37 anos.

– Ainda tem muito tempo até 2020, mas eu sempre penso em seleção e seria muito bom disputar mais uma Copa do Mundo. Pretendo continuar dando o meu máximo para ser sempre lembrado – frisou o paulista, que ficou de fora da convocação para os amistosos contra a Polônia, em janeiro.

Joinville e Assoeva decidem a LNF 2017 em dois jogos. Casa haja vencedores alternados ou dois empates, a partida do dia 3 de dezembro irá a prorrogação. Por ter a melhor campanha, o Joinville joga por um empate no tempo extra.