Corria o fim do segundo tempo de Corinthians e Assoeva no Parque São Jorge. O time gaúcho pressionava em busca do empate após diminuir para 3 a 2, quando o camisa 13 corintiano avançou em velocidade pela ala direita e encheu o pé para marcar o quarto gol alvinegro e espantar de vez o fantasma das seis eliminações seguidas na semifinal da Liga Nacional de Futsal (LNF). O autor do gol era Índio, defensor de nada menos que 41 anos de idade. Campeão da LNF em seis oportunidades – a última em 2011 -, ele só não tem mais títulos que o craque Falcão, que estará no outro lado da decisão. Corinthians e Magnus decidem a Liga deste ano numa melhor de três partidas. O primeiro duelo será na próxima segunda-feira, às 20h, em Sorocaba, com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em tempo real no SporTV.com e LigaFutsal.com.br.

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Índio comemora ao lado de Deives o quarto gol do Corinthians sobre a Assoeva. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

– Graças a Deus sempre trabalhei com ótimos profissionais, que contribuíram para que eu tivesse uma carreira longa. Sinceramente, não imaginava que estaria jogando aos 41 anos de idade. Quando era mais novo, pensava em jogar até uns 34 ou 35 anos. O que me ajudou a chegar até aqui foi a nova regra do futsal. Com 16 jogadores relacionados para a partida, você acaba jogando menos. O calendário também melhorou um pouco. Hoje não jogamos tantas partidas por semana como antigamente – contou Índio.

Nascido no bairro da Penha, Zona Leste de São Paulo, Índio – que se chama André Demétrio – contabiliza 16 clubes na carreira. O início foi na base do Juventus-SP, passando posteriormente por Wimpro-SP e GM/Chevrolet, antes de chegar ao Atlético-MG, onde foi campeão da LNF em 1997 e 1999, a primeira ao lado do hoje companheiro de Corinthians Vander Carioca e a segunda ao lado de Falcão.

No clube mineiro, o defensor chegou a dividir apartamento com o camisa 12. Apesar de amigos, os dois travam uma rivalidade pelo posto de jogador com mais conquistas da Liga Nacional. Com nove títulos no currículo, Falcão ultrapassou o fixo corintiano em 2012, quando emplacou três canecos seguidos, dois por Orlândia e um por Sorocaba, seu atual clube.

Ivan Storti/Santos FC

Índio e Falcão conquistaram Liga Futsal 2011 pelo Santos. Foto: Ivan Storti/Santos FC

– Alcançar o Falcão novamente é difícil, mas não impossível. Não sei ainda até quantos anos vou jogar, o que sei é que quero muito ser campeão esse ano pelo Corinthians. Se for possível estender a minha carreira numa equipe competitiva, vou buscar esse recorde, mas no momento o pensamento é só na Liga Nacional desse ano – destacou.

O Santos foi o terceiro clube onde Índio e Falcão atuaram juntos. Antes, a parceria iniciada no Atlético-MG foi reeditada no Jaraguá em 2010. Como não poderia deixar de ser, o clube catarinense conquistou a LNF daquele ano. O título de 2010 foi o quinto de Índio, que havia sido campeão também em 2002 e 2003 pela Ulbra, antes de se transferir para o futsal espanhol.

– Minha relação com o Falcão é muito boa. Chegamos praticamente juntos ao Atlético-MG e moramos no mesmo apartamento em Belo Horizonte. Em 2011, foi ele quem me convidou para ir para o Santos – revelou.

Arquivo pessoal

Índio (camisa 4) na seleção brasileira de futsal em 1996. Foto: Arquivo pessoal

A parceria na equipe santista, porém, durou pouco tempo. Em dificuldades financeiras após perder o seu patrocinador master, o Peixe encerrou as suas atividades no futsal adulto no fim daquele ano. Foi aí que o defensor foi parar no Corinthians, curiosamente o seu time do coração.

– Joguei por quatro clubes de camisa (ele passou também pelo São Paulo) e posso dizer que no futsal não há tanto essa rivalidade do futebol. Todas as torcidas sempre me respeitaram, inclusive as de São Paulo e Santos. Mas posso dizer que jogar pelo seu time de coração é diferente. Ganhar um título pelo Corinthians vai ser uma emoção muito grande na minha vida – ressaltou.

Motivado para a final da LNF – na quinta, Corinthians e Magnus fazem outra decisão, a da Liga Paulista -, Índio aponta um leve favoritismo para o time do craque Falcão, que tenta o seu segundo título brasileiro.

– O Magnus tem mais jogadores experientes, como Tiago, Rodrigo, Falcão e Ricardinho, então isso dá a eles um leve favoritismo para essa final, já que a nossa equipe tem muitos jogadores que estão em seu primeiro ano de profissional. Eu e o Vander (Carioca) conversamos muito com essa garotada, e esperamos contribuir para levar o Corinthians a esse título inédito na história do clube – finalizou.

Os Títulos de Índio na LNF

1997 – Atlético-MG
1999 – Atlético-MG
2002 – Ulbra
2003 – Ulbra
2010 – Jaraguá
2011 – Santos