Divulgação

Fisiologista do Magnus, Mauro Sandri, atento ao calendário de jogos do futsal brasileiro. Foto: Divulgação

Em entrevista para a Rádio Onda Sul FM, de Francisco Beltrão (PR), o fisiologista do Magnus Futsal, de Sorocaba (SP), Mauro Sandri, foi indagado pelo repórter Ademir Augusto Macagnan sobre o calendário do futsal brasileiro. Também falou sobre as competições do Magnus na temporada e da preparação da equipe para a sequência de jogos.

O futsal paranaense, por exemplo, conta com um calendário extenso de jogos. Mauro Sandri acredita que os times do Paraná ainda não tenham conquistado o título da Liga Nacional por conta desta sequência de partidas e viagens. “Só teve a Copagril que chegou em 2010 em uma final de Liga. No Paraná, os jogos são ainda mais equilibrados, dentre todas as equipes que disputam o estadual, as viagens são ainda mais longas e lá no final faz muita diferença”, comenta.

Maio sem lesões

O objetivo de Mauro Sandri e de toda a comissão técnica do Magnus é passar o mês de maio com o mínimo de lesões. “Tivemos seis jogos em oito dias na Libertadores. Em maio, serão 16 jogos em menos de 40 dias. Então a preocupação com lesões é muito grande. A gente está revezando mais os atletas, as trocas são um pouco mais rápidas que o normal, utilizando atletas sub-20 pra suporte, pra que a gente consiga passar principalmente esses dois meses com o mínimo de lesões. Aí sim, na reta final, estar inteiro pra brigar pelas competições”, comentou.

100 jogos no ano

O fisiologista do Magnus diz que a equipe disputa neste ano nove competições: Libertadores, Taça Brasil, Liga Paulista, Liga Nacional, Mundial Interclubes, Jogos Abertos Regionais, Jogos Abertos Estaduais, Supercopa e Copa Paulista. Serão aproximadamente 100 jogos durante a temporada. “A gente sabe que muitas equipes disputam apenas os estaduais. As que disputam a Liga acabam tendo uma jornada dupla. O Magnus entrou neste ano, por mérito, em nove competições. Ficamos felizes porque se o calendário está cheio, é porque tivemos um ano muito bom em 2017. Em contrapartida, são aproximadamente 100 jogos durante o ano. Se tirarmos pré-temporada e férias, vamos fazer um jogo a cada três dias. É um tempo insuficiente pra recuperar os atletas fisiologicamente. Temos um grupo jovem e a gente sabe que, em muitos períodos, precisamos abrir mão dos treinamentos. Muitas vezes estamos apenas jogando e recuperando, isso faz com que o rendimento caia”, disse Mauro Sandri.

Sexta-feira em Sorocaba

O próximo compromisso do Magnus Futsal pela LNF 2018 é contra o Atlântico. O duelo pela ponta de cima da tabela de classificação ocorre na sexta-feira (11/05), às 20h15min, na Arena Sorocaba.