O Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), foi sede do II Encontro Científico de Fisioterapeutas da Liga Nacional de Futsal, realizado nesse final de semana. O evento reuniu fisioterapeutas dos clubes franqueados na Liga e demais profissionais da área, que contribuíram com palestras e debates.

Divulgação

Encontro dos fisioterapeutas da LNF2018. Foto: Divulgação

“O encontro teve como objetivo discutir lesões de atletas, padrões de tratamento e prevenção no futsal, assim como protocolos de reabilitação, estrutura física necessária para melhor desempenho da fisioterapia e uma padronização clínica”, explicou o fisioterapeuta do Minas Tênis Clube, Felipe Ribeiro Pereira.

Por meio da aproximação dos fisioterapeutas das equipes, junto à Liga Nacional e também à Sonafe (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física), os profissionais deram sequência no projeto para possuir um controle de dados gerais dos jogadores em atividade na Liga Nacional de Futsal.

O fisioterapeuta Wilson Gomes Júnior, do Jaraguá Futsal, também enalteceu a importância do evento. “Primeiramente foi válido para aproximar os profissionais, segundo para fortalecer nossa profissão como um todo e, principalmente, dentro do Futsal. Tecnicamente, acredito que com o encontro possamos padronizar testes de pré-temporada e adquirir mais conhecimento pela prevenção das lesões”, destacou.

Segundo o fisioterapeuta do Joinville Esporte Clube, Renato Miguel Jorge, que também marcou presença no encontro, a padronização do sistema de fisioterapia é um diferencial para os desafios da temporada. “A LNF entende que quanto mais os atletas estiverem em quadra, mais atrativo é para todos os envolvidos. Então, nossos estudos servem também para dar esse suporte a maior competição de futsal do país, além é claro do suporte aos clubes e também aos atletas, que são as principais estrelas desse processo”, disse.

Essa foi a segunda edição do evento. Na primeira, o encontro foi realizado em São Paulo, nas dependências do Parque São Jorge. A Liga Nacional de Futsal 2018 começa no próximo 16 de março.