O fisioterapeuta do Corinthians/UNIP, Bruno Cezar, que atua há quatro anos no clube, falou sobre a preparação dos atletas na pré-temporada e como a fisioterapia atua no elenco Alvinegro do esporte da bola pesada.

Divulgação Corinthians

Bruno Cezar falou sobre a fisioterapia no futsal corinthiano. Foto: Divulgação Corinthians

“De uma forma geral, o futsal preconiza primeiro a saúde do atleta. Então avaliamos a parte cardiológica em uma clínica terceirizada e passando por isso, tem o aval para entrar em quadra e dar início às atividades”, disse.

Reponsável não apenas por recuperar os atletas após lesões, a fisioterapia também é extremamente importante na precaução de lesões, realizando fortalecimento e exercícios específicos de acordo com cada caso.

“Fazemos uma avaliação funcional e clínica, para ver o estado do atleta. Seus encurtamentos, déficit de força. Colhemos todo o histórico, conversamos com seus antigos fisioterapeutas e a partir disso elaboramos protocolos para dar continuidade ao atleta”, esclareceu.

Lado a lado com a preparação física, a fisioterapia no Parque São Jorge aproveita a estrutura cedida pelo clube para poder realizar toda a programação do atleta dentro do clube com o acompanhamento profissional adequado.

“Com todos os dados, iniciamos um protocolo de prevenção para cada um, vemos o que tem de déficit. Dentro das atividades, da academia, colocamos algumas coisas para melhorar a força muscular ou a potência do atleta. Um outro ponto, é o pré-treinamento na fisioterapia. O atleta se dedica um pouco mais para evitar quaisquer problemas físicos na temporada”, concluiu Bruno.