Oito é o número da camisa de um dos jogadores mais vencedores do futsal brasileiro: Leco. Oito também é o número de títulos que o guerreiro busca alcançar na Taça Brasil de Clubes, considerada uma das competições mais tradicionais do salonismo. Eleito o melhor fixo da Liga Nacional 2014 e 2015, Leco defende o Joinville na 44ª Taça Brasil, que será realizada em Francisco Beltrão (PR), de 12 a 18 de março. A estreia do tricolor ocorre neste domingo (12.03), às 17h, no Ginásio Arrudão, contra o Atlântico (RS).

Divulgação

Leco é símbolo de raça em quadra. O jogador fez história na era Malwee Jaraguá, participando de seis conquistas da Taça Brasil (2003 à 2008), além dos triunfos da Liga Futsal, da Libertadores da América, do Campeonato Catarinense, da Superliga Nacional e dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Em Joinville, logo no primeiro ano defendendo as cores do Tricolor, foi peça fundamental na campanha do primeiro título nacional da história do clube, em 2011, com a Taça Brasil realizada em Orlândia (SP). Na ocasião, a equipe era comandada pelo treinador Manoel Dalpasquale, o Maneca. Em 2012, 2013 e 2014, Joinville foi Vice-Campeão, diante do Minas, Atlântico e Crateús, respectivamente. Já em 2015 caiu na semifinal diante do Jaraguá do Sul.

Agora, a Taça Brasil de Clubes chega ao estado do Paraná, em Francisco Beltrão, a casa do Marreco Futsal. Com Leco e companhia, o Joinville está no grupo “A”, juntamente com o Atlântico (RS), ABC (RN), Balsas (MA), além do Marreco Futsal (PR). A chave “B” é composta por Corinthians (SP), Copagril (PR), Minas (MG), Botafogo (RJ) e Goiás (GO). Os dois primeiros de cada grupo avançam para semifinal.

Segundo Leco, cada jogo é uma decisão se tratando de Taça Brasil. “Qualquer deslize pode ser fatal para uma não classificação. São grandes equipes em disputa, todos querendo este tão sonhado título que credencia o campeão a disputar uma competição internacional. Nós temos um grande elenco, com pessoas comprometidas com o projeto. A diretoria nos dá toda estrutura e a torcida compra a ideia cada vez da nossa equipe, ou seja, para coroar tudo isso seria muito importante este título da Taça Brasil”,  comentou.

Leco também é espelho para os mais jovens. “Muitos no grupo buscam o primeiro título da Taça Brasil de Clubes e procuro passar um pouco do que é a competição, auxiliar dentro e fora de quadra neste momento importante para o clube e para nós, atletas. Também temos vários jogadores experientes no elenco, como é o caso do Junai, do Eka, do Xuxa, do Jackson, do Dian Luka, do Fellipe Mello, do Fernando e do Betão. Tenho certeza, que juntando à experiência com a juventude, aplicando toda nossa dedicação da pré-temporada, faremos uma grande competição”, destacou o guerreiro.