O elenco minastenista já está no segundo mês de preparação para a maior competição brasileira da modalidade, a Liga Nacional de Futsal. Um dos remanescentes da equipe da última temporada, o fixo João Pedro se aproxima de sua sexta Liga. Formado nas categorias de base do Clube, o camisa 33 passa a ser um dos líderes em quadra.

Ricardo Artifon

João Pedro é uma das referências do Minas para 2019. Foto: Ricardo Artifon

Quando defendia a equipe Sub-17 do futsal minastenista, João Pedro foi convidado pelo então técnico Paulo César Cardoso para compor o time adulto do Minas. O jogador, que era ala, passou a desempenhar novo papel dentro das quatro linhas. Desde então, João Pedro atua como fixo.

Na última temporada, entrou em quadra em 20 oportunidades e marcou quatro gols. Em 2019, ele terá um papel importante na equipe comandada por Peri Fuentes. Aos 22 anos e com passagem pela seleção brasileira, tanto de base quanto adulta, o fixo será um dos líderes do elenco minastenista.

“Neste ano, diferentemente dos outros, eu serei um dos mais experientes. Não falo apenas da questão da qualidade técnica e tática, mas pretendo ajudar a equipe orientando os mais novos, para que eles não fiquem nervosos nos jogos. Quero tentar, ao máximo, ajudar quem está chegando”, diz João.

A experiência de João Pedro será importante para a equipe mineira, que, em 2019, disputará, além da LNF, a Copa do Brasil e o Campeonato Estadual. Neste ano, o Minas será formado por atletas jovens, muitos deles ainda na idade da categoria Sub-20. Apesar da juventude do elenco, João Pedro acredita que os minastenistas podem tirar proveito da situação.

Ignácio Costa

João Pedro foi um dos destaques do Minas na disputa da Liga Nacional de Futsal 2018. Foto: Ignácio Costa

“Tudo depende de nós. Pode parecer muito fácil falar, mas é basicamente isso. Em 2015, se não estou engando, a gente tinha um time mais experiente do que o desse ano, mas neste ano temos mais intensidade, mais jogadores. Isso vai valer a pena no decorrer da competição”.

Para o técnico Peri Fuentes, João Pedro sabe exatamente o que passa na cabeça dos atletas mais jovens. “Hoje, ele desempenha o papel que era exercido por outros atletas. Hoje, os companheiros dele estão passando pela situação que ele passava. A função dele é ajudar na liderança, na orientação, passando um pouco da experiência dessas Ligas que ele já participou”, comenta o treinador.

Antes de assumir o comando da equipe adulta do Minas, Peri Fuentes treinou o time Sub-20 do Clube por três temporadas, o que, na opinião de João Pedro, ajuda nos treinos para a temporada 2019. “Contribui bastante. Não só o fato do Peri ter trabalhado com os meninos do Sub-20, mas o fato dele estar dando uma liberdade para a gente trabalhar do nosso jeito. Isso é importante para o atleta e para a equipe”, conclui João Pedro.