Foglia tem sido decisivo quando acionado nas partidas do Magnus. É um dos principais nomes da equipe atual bicampeã do mundo. Irreverente e esforçado, o jogador resolveu tomar um rumo diferente também fora de quadra, com o objetivo de prolongar a carreira, sendo determinado na dieta. Desde que se apresentou ao Magnus, Foglia perdeu 15 kg e ganhou força, potência, resistência e velocidade. Os trabalhos estão sendo coordenados pelo preparador físico do clube e da Seleção Brasileira de Futsal, Mauro Sandri.

Guilherme Mansueto

Foglia na apresentação ao Magnus em junho de 2018. Foto: Guilherme Mansueto

Eleito o melhor jogador de futsal do mundo em 2003, Adriano Foglia tem 1,68m de altura e chegou a pesar expressivos 92 quilos. Mesmo campeão da Liga Nacional quando defendia o Corinthians em 2016, o pivô não esconde que a passagem pelo Timão foi marcada por título, gols e picanha. “Não sou muito chegado em doces e refrigerantes, meu negócio era mais macarrão e picanha. Amo churrasco, então tinha final de semana que era todo comendo carne, sem vontade de treinar e jogar. A culpa foi minha, mas me reergui e quero voltar ao auge”, revela o jogador.

Contratado pelo Magnus de Falcão no início do ano, Foglia teve que passar por uma dieta restritiva e por uma série intensa na academia e em quadra. Quase seis horas de atividade física por dia eliminaram 15 quilos em apenas 45 dias. “Mudei radicalmente a minha vida. Fiz um trabalho em que chegava todos os dias às nove da manhã e ficava até meio-dia, depois treinava no período da tarde com o elenco e agora estou coroando esse esforço com gols”, conta.

Foglia chegou ao peso que tinha há uma década, quando ainda atuava fora do país. O jogador é naturalizado italiano e defendeu por várias temporadas a seleção europeia. Foram 15 anos fora do Brasil e a conquista do prêmio de melhor jogador do mundo de futsal antes da lenda Falcão.

Guilherme Mansueto

Foglia comemora gol pelo Magnus na Liga Nacional de Futsal 2018. Foto: Guilherme Mansueto

Responsável pela preparação física do Magnus e pelo prolongamento da carreira de Falcão, Mauro Sandri conta o processo por qual passou o ítalo-brasileiro Foglia desde a sua contratação. “Desde quando o Foglia foi contratado, mesmo não estando em Sorocaba, comecei a fazer com ele um trabalho a distância, onde eu mandava os treinamentos e ele registrava com vídeos. Íamos monitorando o peso dele a distância, com isso ele já perdeu peso antes de chegar aqui e continua perdendo. Em 40 dias ele perdeu 15 quilos, um valor muito bom dentro daquilo que tínhamos proposto. Porém, ele ficou muito fraco, por isso nos primeiros jogos ele precisava ter paciência que o rendimento não seria o mesmo”, revelou Mauro Sandri.

Guilherme Mansueto

Foglia durante treinamento na Arena Sorocaba com o preparador físico Mauro Sandri. Foto: Guilherme Mansueto

O trabalho continuou trazendo resultados benéficos ao jogador. “Após os 40 dias começamos um trabalho para que ele ganhasse força, focamos em academia para ele melhorar a potência, força muscular, chute, arranque e dividida. Depois de três meses conseguimos colocar ele em ótimas condições, tanto na parte de peso, como na parte de física. Mas não adianta nada ele ficar magro e não render ou não ajudar a equipe. Estamos no estágio que queríamos com ele magro e rendendo muito dentro de quadra”, contou Mauro Sandri, também preparador físico da Seleção Brasileira de Futsal.

Os resultados de Foglia com relação à perda de peso são visíveis. Dentro de quadra, também. Em 29 jogos na temporada, o pivô marcou 21 gols e é um dos artilheiros da equipe que foi bicampeã mundial de futsal, está nas quartas da Liga Paulista e nas oitavas da Liga Nacional.