O esporte em Joinville é pintado em preto, branco e vermelho. Por isso, estas serão as cores da equipe de futsal da maior cidade de Santa Catarina a partir do próximo ano. Esta é a intenção de uma aliança que ainda não chegou ao papel, mas é costurada entre conversas nos encontros para cafés de Valcedir Kortmann, presidente da equipe, e Nereu Martinille, dirigente máximo do Joinville Esporte Clube, o time de futebol tricolor que disputa a Série A do Campeonato Brasileiro. A forma de funcionamento e, sobretudo a aprovação por parte do clube de futebol de campo são os últimos pontos a serem alinhados para que a camisa do JEC pareça ainda mais natural quando avistada no centreventos Cau Hansen, e também dentro da quadra.

26.10_joiville_krona_1

Na década passada havia uma relação próxima da que se pretende formalizar até o final deste ano, para que possa valer para 2016. Porém, a partir de 2009 o principal patrocinador do time de futsal, uma empresa de tubos e conexões joinvilense, resolveu assumir o projeto na integralidade. Ganhou títulos como pentacampeonato catarinense, o tri dos Jogos Abertos de Santa Catarina e a Taça Brasil de 2011, mas mesmo assim não ganhou significativa parcela de quem acompanha esportes e, principalmente, de quem forma a torcida na Arena Joinville. A aliança faria deste cenário viável.

Os dois clubes estão alinhados para tal e a próxima reunião entre os presidentes, prevista para esta semana, deve ser o último passo para que sejam aparadas as arestas antes da formalização da parceria. Este é o melhor termo para a aliança, porque a intenção é que a equipe da bola pesada mantenha sua autonomia de forma plena. Não se trata de uma junção, tampouco da criação de um novo departamento dentro do Joinville Esporte Clube.

– O Valdecir me procurou e tomamos dois cafés até agora. Devemos tomar outro nesta semana. A diretoria do Joinville recebeu bem a ideia até agora. Falta alinhar algumas coisas em termos de estrutura. Digamos que venha a dar certo, então vamos criar uma forma para que o futsal esteja dentro de Joinville, mas sem misturar com futebol ou outro departamento. O futsal vai ter seu próprio orçamento e gestão, sua autonomia – descreveu Nereu Martinelli.

O presidente do JEC demonstra otimismo e satisfação pelo projeto. Sentimentos presentes também do lado do Joinville das quadras. Há pouco mais de dois meses para o fim do ano, a esperança é de que a parceria venha a ser concluída para começar 2016 efetivada.  Há dois pontos importantes a serem resolvidos, quem sabe os últimos para que o time da quadra seja visto como a equipe do gramado.

O primeiro deles é a reorganização da gestão do futsal. O caminho mais provável é o empréstimo da vaga na Liga Nacional de Futsal (LNF) ao JEC, e assim venha a sofrer mudança no nome. O time da quadra poderia deixar de ter o cargo de presidente, uma vez que estaria sob a aba do Joinville Esporte Clube. O posto de Valdecir Kortmann deve ter outra nomenclatura, porém continuaria com as mesmas atribuições, assim como o supervisor James Veiga.

26.10_joiville_krona_3– O projeto é para 2016. Tentamos costurar a parceira para entrarmos no ano com as cores do JEC e tudo funcionando – pontua James.

O segundo ponto, o final, fica apenas por conta do JEC. Quando completamente alinhado, o plano vai para o papel e o presidente Nereu Martinelli vai apresentá-lo formalmente ao conselho deliberativo do Joinville Esporte Clube, que terá a palavra final.

– Anos atrás teve uma proposta da volta do time de basquete por meio do Joinville e não deu certo. Mas era outra situação, a equipe passava dificuldade. O futsal é enxuto e tem sua própria estrutura financeira. As chances são boas, posso assegurar – avaliou Nereu.

O maior resultado da aliança tende a ser o acréscimo de torcedores no centreventos Cau Hansen, a casa do futsal joinvilense. A intenção é usar do apelo que o clube de futebol tem para poder aumentar a quantidade de público nos jogos da equipe em casa e aumentar a base de fãs.

– Sabemos que o JEC é uma força grande na cidade. Acreditamos que a parceria fortaleceria o futsal e traria a comunidade mais próxima de nós – ratifica James Veiga.

MAIS QUE CORES EM COMUM

Porém, não se trata de uma medida pura e simples voltada ao acréscimo de torcedores ao futsal. Esta é a primeira premissa, mas há outras em uma aliança de cooperação entre futebol e futsal. O principal patrocinador da equipe da quadra também é do Joinville. As camisas dos dois times têm outras marcas em comum. Como o próprio JEC tem anunciantes baseados na região Norte de Santa Catarina, existe a possibilidade de composições para angariar apoiadores.

– A gestão do futsal vai ser entre o Valdecir e eu. Os patrocinadores do futsal podem ou não ser iguais ao do campo, mas as cores seriam as mesmas. Hoje temos o mesmo fornecedor de material esportivo, o que seria um facilitador. Queremos as mesmas cores do JEC na camisa, mas com algum diferencial para o futsal – revela James, supervisor da equipe de futsal.

A partir daí cada qual administra sua modalidade. No entanto, ficará sempre aberta a mão para a cooperação. A experiência de se relacionar com uma maior quantidade de torcedores que o time de futebol tem pode auxiliar a equipe de futsal. Os sócios-torcedores do JEC teriam benefícios e seriam incentivados a acompanhar mais de perto o outro JEC, o da quadra. A estrutura do CT Morro do Meio também poderia ser utilizada pela comissão técnica e jogadores da bola menor e pesada. Enfim, seria estabelecida uma relação de times-irmãos – e do mesmo sangue.

– Na prática, o futsal ficaria dentro do Joinville, mas com toda sua autonomia. O que pode ocorrer é do nosso departamento de marketing ajudar o futsal. Se precisarem na véspera de um jogo, podem se concentrar no nosso CT. Poderiam utilizar livremente da nossa estrutura pessoal e física. Acredito que venha a criar uma ótima sinergia, vindo a ser uma opção a mais para o torcedor do Joinville. Pode-se criar outras alternativas, como de haver a camisa do time de futsal à venda na loja do JEC, e até com desconto ao associado. Tem a possibilidade de intercâmbio entre os profissionais. Vamos alinhar nos próximos dias e levar a ideia bem mastigada ao conselho do Joinville Esporte Clube, com clareza de como vai funcionar. Meus diretores sabem das tratativas e estão de acordo. Acredito que o conselho vai receber bem – relata Nereu Martinelli.

Com toda a estrutura definida e descrita, o presidente do Joinville pretende convocar uma reunião com os conselheiros que vai dar o sinal positivo ou negativo para que a parceria seja efetivada. Ainda não há previsão de data para o encontro.

Antes da possibilidade de receber novas cores, o Joinville Futsal tenta o inédito título da Liga Nacional de Futsal (LNF), algo que incentivaria ainda mais parceira. Para isso, a equipe precisa passar pelo Corinthians nesta segunda-feira, pelas quartas de final da competição nacional. O time joinvilense empatou no jogo de ida, em Santa Catarina, e precisa vencer no tempo normal. Em caso de igualdade no embate das 19h desta segunda-feira, no ginásio do Parque São Jorge, o Joinville vai precisar vencer no tempo normal, já que os mandantes têm a vantagem em virtude de melhor campanha na fase anterior.

Notícia: João Lucas Cardoso
Imagens: Globoesporte.com/ Fabrízio Motta/ Krona Futsal/ João Lucas Cardoso