A semana dos atletas Ana Carolina Vieira, da natação, e Françoar, do futsal, começou com um encontro com Ricardo Vieira Santiago, presidente do Minas Tênis Clube. Destaques do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, disputados em outubro, em Buenos Aires, na Argentina, Ana Carolina e Françoar foram recebidos pelo presidente do Clube e mostraram as conquistas que tiveram com as respectivas seleções. Os Jogos Olímpicos da Juventude são realizados de quatro em quatro anos, e a edição passada foi a terceira da competição mundial, que é voltada para atletas entre 15 e 18 anos.

Orlando Bento

Ricardo Vieira Santiago parabenizou Françoar e Ana Carolina Vieira pelos resultados nos Jogos Olímpicos da Juventude. Foto: Orlando Bento

Ana Carolina Vieira conquistou duas medalhas de prata com a seleção brasileira de natação. A primeira veio no revezamento 4x100m livre misto, ao lado de André Calvelo, Lucas Peixoto e Rafaela Raurich. Segunda atleta a cair na piscina, ela foi decisiva na conquista da medalha de prata, ajudando o Brasil a registrar a marca de 3m30s13. A segunda medalha, também de prata, foi conquistada no revezamento 4x100m livre feminino, com o tempo de 3m47s20.

Goleiro do Supermercados BH/Minas e do time Sub-20 do futsal minastenista, Françoar fez história com a seleção brasileira. O jogador esteve em quadra com a equipe que faturou a medalha de ouro com 100% de aproveitamento (seis vitórias em seis jogos). Na final, os brasileiros superaram a Rússia por 4 a 1, sendo que o último gol foi anotado pelo goleiro minastenista. A seleção do Egito, que venceu a Argentina, por 5 a 4, na disputa pelo bronze, completou o pódio.

Orlando Bento

Medalha de ouro conquistada pelo goleiro do Minas com a Seleção Brasileira de Futsal nos Jogos Olímpicos da Juventude. Foto: Orlando Bento

Para Ricardo Vieira Santiago, as conquistas mostram que o trabalho feito nas categorias de base do Clube está no caminho certo. “É muito bom a gente trazer vocês aqui e valorizar a natação e o futsal, com nossos atletas brilhando nas quadras e nas piscinas. Com certeza, isso é motivo de muito orgulho para nós. É emocionante quando temos o resultado, o trabalho feito no Minas é o resultado de um grande esforço. Tenho certeza que nessas medalhas estão a máquina do Minas. Elas representam tudo aquilo que estamos investindo. Para nós, é motivo de muita satisfação”, declarou o presidente.

Além de Ricardo Vieira Santiago, participaram do encontro Hélio Valente Lipiani, diretor de Natação; José Cláudio Nogueira Vieira, diretor de Obras; Gil Marcos de Araújo Silva, diretor de Operações; Teófilo Laborne, chefe do departamento de natação; Sérgio Marques, técnico da equipe de ponta da natação; Peri Fuentes, técnico da equipe Sub-20 do futsal minastenista e assistente do Supermercados BH/Minas; e Luiz Henrique Taveira, chefe do departamento de futsal.