O dia 16 de outubro marca o aniversário de duas décadas de uma das conquistas mais importantes do futsal brasileiro. Há exatos 20 anos, o Atlético-MG batia o Dínamo Moscou, na casa do rival, e conquistava a sua primeira e única Copa Intercontinental, o Mundial Interclubes da modalidade. A decisão entre brasileiros e russos foi realizada em três jogos, todos disputados no Luzhniki Hall, em Moscou. Campeão da LNF em 1997, o Galo contava com o então melhor do mundo Manoel Tobias.

Divulgação

Manoel Tobias comandava a festa do Atlético Mineiro, campeão mundial em 1998. Foto: Divulgação

A primeira partida da série foi vencida pelo Dínamo: 6 a 5. No jogo seguinte, o Atlético-MG triunfou por 4 a 0, adiando a decisão para o terceiro duelo. Na partida que valeu o título, a equipe mineira triunfou por 4 a 3 com emoção do início ao fim.

Euler abriu o placar da decisão. O Dínamo empatou com Beily. Jorginho voltou a colocar os mineiros em vantagem, mas Eremenko deixou tudo igual mais uma vez: 2 a 2. O título ficou mais perto do Galo quando Manoel Tobias e Jorginho marcaram seguidamente. Verizhnikov ainda diminuiu para os russos, mas já era tarde para reagir.

Divulgação

Atlético-MG campeão mundial interclubes de futsal 1998. Foto: Divulgação

O Atlético-MG levou para a Rússia: os goleiros Rogério, Digo e Renato; os fixos Índio, Euler, Piu e Véio; os alas Kelson, Manoel Tobias, Rosinha e Saad; e os pivôs Jorginho e Lincoln. O técnico era Miltinho.

Além do Galo foram campeões mundiais interclubes os também brasileiros Carlos Barbosa (três vezes), Magnus (duas vezes), Internacional-RS, Canoas-RS e Atlântico Erechim-RS.