Em 1996, o futsal brasileiro já era pentacampeão mundial (os dois primeiros, em 1982 e 1985, não foram organizados pela Fifa), mas ainda engatinhava na organização de um campeonato nacional de clubes. Naquela temporada, foi criada a primeira Liga do Brasil e os times que estrearam a competição foram Internacional, de Manoel Tobias e Ortiz, e o Corinthians, composto por muitas jovens promessas. Entre os jogadores do Timão, entretanto, um atleta de 18 anos, que viria a ser por quatro vezes o melhor do mundo, mas que, na época, ainda chamava atenção pelo físico franzino (assista ao vídeo).

Na primeira edição da principal competição de futsal entre clubes do Brasil, Falcão ainda era reserva do Corinthians e, no seu primeiro lance no jogo, acabou dando uma rara “pixotada”. O hoje craque da camisa 12, na época usava a 7 nas costas e acertou o cinegrafista, ao tentar afastar a bola próximo a linha lateral da quadra. Apesar do momento de trapalhada e da derrota por 4 a 1, Falcão lembra com carinho da partida.

25.10_falcão_primeirojogo_1

– Tenho maior carinho por esse jogo, que foi o primeiro da primeira Liga. Eu sou o único atleta que jogou todas as edições, mas, no meu primeiro lance, acabei dando um chute no cinegrafista. Minha estreia não foi muito boa, pelo menos para ele, e acabei dando um prejuízo – comentou.

Mas se o nervosismo do jovem Falcão pode ter prejudicado ao entrar no jogo, no segundo tempo, o público presente no ginásio do Gigantinho, em Porto Alegre, pôde acompanhar o “nascimento” do mito que dominaria as quadras de futsal do Brasil e do mundo. O gol de honra do Corinthians foi marcado pelo então camisa 7, que deixou o melhor jogador do planeta, na época, Manoel Tobias, no chão e driblou o goleiro da seleção brasileira Serginho. Ainda no juvenil e desacostumado a marcar, Falcão celebrou o gol em novo momento desastrado.

– Foi o meu primeiro gol na Liga de futsal. Pela prática do gol, em dar um drible no Manoel, depois no Serginho, ainda não estava acostumado a comemorar, acabei enroscando o pé na rede atrás da quadra e caí de boca no chão. Mas foi legal e foi meu primeiro golaço na Liga, com certeza – recordou Falcão.

25.10_falcão_primeirojogo_2

Notícia: SporTV.com

Imagens: Reprodução