08.07_inter_primeiro_campeao_liga_1Hoje o Minerazo completa um ano, não se fala em outra coisa além de 7×1. Mas nem tudo é tristeza no que remete à data de hoje. Foi em um dia oito de julho como este que nasceu Edgar Morin, por exemplo. O sociólogo, antropólogo e pensador colaborou em várias áreas do saber e cunhou o termo Homo Sapiens Sapiens Demens; ele defendia a adição desta última expressão em latim – demens – significando o quão desvairados são os homens, talvez por esta constante presença das dicotomias no ser, do ser humano. Pois sim, somos demens, vivemos do paradoxo, das antíteses e antagonismos, da loucura.

A loucura se expressa na paixão, como no futebol. A cidade de Porto Alegre que o diga, sendo ela o ponto de encontro entre Grêmio e Inter. A metade azul da capital gaúcha teve um ano de alegrias em 1996, com o título do Brasileirão e da Recopa. Já o Inter, no futebol de campo, não ganhava nada há dois anos. Isso só aumentava a pressão sobre o time de futsal colorado. Um time que entraria para história como o primeiro campeão da Liga Futsal. Ficaria marcada, também neste dia oito de julho, a presença maciça da ensandecida torcida no Gigantinho.

Loucura! Eram 15 mil torcedores em alvoroço na Avenida Padre Cacique, 891. Em quadra o grupo poderia se ressentir pela ausência do artilheiro Ortiz, com 25 gols no campeonato, mas ainda restavam craques como Serginho e Manoel Tobias, ambos em grande fase. A parte todo elenco, que mais tarde naquele ano venceria o Barcelona da Catalunha para se sagrar campeão Intercontinental.

Melhor defesa e ataque mais positivo, o Internacional foi campeão incontestável marcando 6 a 1 na final contra o Vasco/Dal Ponte. À beira de quadra se encontrava o treinador Paulo César de Oliveira, conhecido por sua carreira de jogador e técnico Campeão do Mundo com a seleção brasileira em 2008. PC lembra a maneira como a torcida “abraçou o time do futsal”. Segundo ele, “estava tudo muito tenso, por ser a primeira Liga, por ser em casa e com ginásio lotado” e, ainda, “no meio do caminho perdemos o Ortiz, então existia certa preocupação”. O grande trunfo do Inter “era seu time, extremamente experiente, com Manoel Tobias vivendo seu melhor momento, era o melhor do país”. “Só queria que chegasse logo o jogo”, afirma.

O apito final chegou também, para alegria do PC, dos jogadores e do Gigantinho. A torcida invadiu a quadra e a festa foi plena. Começa assim a História dos Campeões da LNF. E você poderá acompanhar este histórico, de cada um dos clubes campeões da Liga Futsal, aqui no website e nas redes sociais da LNF, em comemoração aos 20 anos de Liga.

Internacional – resumo do clube no salão

O futsal profissional do Sport Club Internacional , quando ativo, foi um dos mais bem sucedidos da modalidade no país, principalmente a partir da década de 90, quando junto à Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), obteve vários títulos de expressão, tanto nacionais quanto internacionais. Atualmente, o colorado mantém ativa apenas as categorias de base.

Seu início na modalidade, em campeonatos citadinos e estaduais, trouxe retorno com as conquista do Campeonato Gaúcho de Futsal, em 1976, 1977, 1978, 1980, 1989 e 1990. A partir de 1995, firma parceria com a Ulbra, conquistando o Campeonato Metropolitano de Porto Alegre.

08.07_inter_primeiro_campeao_ligaNo ano seguinte ao título da Liga Futsal, em 1997, é vice-campeão intercontinental, ao ser derrotado pelo MFK Dina Moskva da Rússia, porém alcança o bicampeonato Metropolitano. De 1998 a 2000, já com a união junto à Ulbra desfeita, conquista mais cinco torneios, o Gauchão de 1998 e 2000, e mais um citadino em 1999, e os dois principais, a Taça Brasil de Clubes de 1999 e o Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futsal de 2000 que equivale a Taça Libertadores da modalidade. Em 2002 e 2003, seus dois últimos anos em atividade, conquistou os Campeonatos Metropolitanos dos respectivos anos.

A Liga Futsal 1996 – Dados, clubes e resultados              

A Liga Futsal de 1996 foi a primeira edição do campeonato brasileiro da modalidade. Dez equipes participaram da competição, disputada em quatro fases. Na primeira, as equipes jogaram entre si em turno e returno. As oito melhores passaram às quartas-de-final, disputada em jogos eliminatórios. Os vencedores fizeram as semifinais e os dois melhores disputaram o
título em três jogos.

Clubes – 10

Data – 27 de abril a 8 de julho

Campeão –  Inter/Ulbra

Vice-campeão –  Vasco/DalPonte/Unimed

Gols – 589 em 105 jogos (média de 5.6)

Artilheiro – Ortiz (Inter/Ulbra) – 25 gols

Equipes

AABB/Topper
Arsenal/Texaco
Corinthians/Lousano
GM/Chevrolet
Goiás/Futsal 2000
Inter/Ulbra
Palmeiras/Rhumell
São Geraldo/Minas
Tio Sam
Vasco/DalPonte/Unimed

Quartas de final

São Geraldo/Minas x Vasco/DalPonte/Unimed
Palmeiras/Rhumell x GM/Chevrolet
Tio Sam x Inter/Ulbra (venceu os dois: 4 a 2 e 6 a 1)
AABB/Topper x Goiás/Futsal 2000

Semifinais

Vasco/DalPonte/Unimed x GM/Chevrolet
Goiás/Futsal 2000 x Inter/Ulbra (perdeu o primeiro por 4 a 1 e venceu o segundo por 6 a 2)

Final
Vasco/DalPonte/Unimed x Inter/Ulbra
2 a 2; 4 a 0; 6 a 1

Assessoria e Comunicação LNF