Divulgação

Choco, ídolo do futsal brasileiro, defendeu a ACBF na Liga Nacional de Futsal 1998. Foto: Divulgação

As atenções estão voltadas para a Liga Nacional de Futsal 2018, a maior competição da modalidade no país. Quem entra na disputa busca manter o jogo em alto nível, conquistar as vitórias, as classificações, chegar fortalecido em decisões, contagiar a torcida e comemorar o título. A LNF reuniu três ídolos e ex-jogadores, que fizeram história pelo futsal brasileiro: Neto, Fininho e Choco.

O trio comentou como é disputar uma partida em alto nível, elogiou o desenvolvimento da Liga Nacional de Futsal, a competitividade entre as equipes e também aproveitaram para apontar os favoritos ao título da atual edição.

Eleito o melhor jogador de futsal do mundo em 2012, Neto participou de 11 edições da Liga Nacional de Futsal. Ele chegou em 7 finais e conquistou 3 títulos. Também foi eleito três vezes o melhor fixo da competição. No Brasil, Neto fez história pelo Atlético Mineiro, Minas, Ulbra, Jaraguá, Santos, Joinville, Corinthians e Magnus. “Disputar uma LNF é sempre bacana, pelo nível de atenção, pelo desafio, pela concentração que você precisa ter para chegar até as finais. É alerta o tempo todo, seja jogando dentro ou fora de casa. Ganhar uma Liga Nacional é muito difícil, mas o nível de competitividade o faz crescer como pessoa e atleta”, comentou o ex-jogador.

Luciano Bergamaschi

Em 2011, Neto levou o Santos ao título da Liga Nacional de Futsal. Um ano depois se tornou o melhor jogador de futsal do mundo. Foto: Luciano Bergamaschi

Neto acredita que o favoritismo para o título da LNF 2018 está entre Corinthians, Joinville, Magnus e ACBF, porém, pelo equilíbrio da competição, ele ressalta que surpresas podem aparecer. “O favoritismo acaba ficando aonde o investimento é maior, aonde o elenco é mais experiente em decisões, por isso aponto as quatro equipes candidatas ao título. Mas, como vimos na última temporada com a Assoeva, o Marreco e o Foz Cataratas chegando às decisões, acredito que possamos ter algumas surpresas. É a Liga mais equilibrada do mundo”, disse.

Quem também fez história jogando em quadras do Brasil foi o Fininho. Ele conquistou dois títulos da Liga Nacional, ambos pela ACBF, em 2001 e 2004. Atual treinador do AGN Capinzal (SC), Fininho atuou em equipes como Votorantim (PE), Sumov (CE), Inpacel (PR), Enxuta (RS), São Paulo (SP), Joinville (SC) e Umuarama (PR), além da ACBF (RS). Foi eleito o melhor jogador da Liga Nacional 1998 e o melhor jogador de futsal do mundo em 2004. “Estou sempre ligado na LNF, inclusive meu filho, que estava atuando em Capinzal na última temporada, está disputando a competição pelo Tubarão. Disputar uma Liga Nacional é realmente gratificante”, comentou.

Divulgação

Fininho conquistou dois títulos da Liga Nacional de Futsal pela ACBF. Foto: Divulgação

Fininho também enalteceu o equilíbrio entre os participantes. “A LNF está bem nivelada, algumas equipes contrataram peças importantes, mas ainda é cedo para avaliar. As primeiras rodadas apontam este equilíbrio, algumas equipes grandes empatando, outras perdendo”, disse.

Se a torcida gosta de ver muitos gols, balançar a rede era a especialidade dele, o ex-pivô Choco. Embora tenha disputado apenas uma Liga Nacional na carreira, em 1998, defendendo a ACBF, quando se tornou Vice-Campeão, Choco não perde os jogos da maior competição de futsal do país. Assim como Neto e Fininho, Choco também fez história com a camisa da Seleção Brasileira de Futsal. “Acompanho a LNF, sou um fã da equipe de Carlos Barbosa. Tenho acompanhado os jogos, os torcedores realmente estão fazendo um espetáculo a parte nos ginásios, comparecido em massa. Espero realmente que continue o maior sucesso, com muitos gols e que surjam mais jogadores para a nossa seleção”, afirmou Choco.

Divulgação

Da Liga Nacional de Futsal 98 para o mundo. Choco fez história no futsal europeu e na Seleção Brasileira. Foto: Divulgação

Os bons desempenhos levaram Choco para o exterior, atuando na Espanha, Rússia, Cazaquistão e Itália. Choco não teve a oportunidade de disputar outra edição da LNF, mas as atenções sempre ficaram voltadas à competição. “A Liga Nacional de Futsal é uma vitrine e o modelo de gestão da competição é algo para elogiarmos, com cada vez mais equipes, mais jogadores e um calendário completo de jogos transmitidos. Sigo acompanhando, de ex-jogador de futsal agora na carreira de treinador. O meu sonho é ver meu filho, que também é conhecido como Choco, chegar a disputar uma Liga Nacional de Futsal”, revelou.

Ontem a noite (17/04), o Corinthians venceu o Atlântico por 2 a 1 no fechamento da quarta rodada. No mesmo horário dessa partida, ACBF abriu a quinta rodada vencendo a Copagril pelo mesmo placar. A rodada segue hoje com o duelo entre Joinville e Foz Cataratas, numa reedição da semifinal do ano passado. Confira a tabela completa e transmissões AQUI.