Quando o assunto é bola nos pés, é até um pouco difícil imaginar o Irã como uma grande potência. Mas a força que o país não consegue ter nos gramados acabou aparecendo dentro das quadras de futsal. A verdade é que os iranianos chegam ao Mundial de futsal como favoritos. E com direito a muita popularidade interna, sem precisar recorrer a jogadores naturalizados para isso.

O futsal cresceu muito em popularidade no país, que sempre amou o futebol. E, talvez até pela quantidade menor de jogadores necessários para formar um bom time, passou a virar uma potência de verdade.

O Irã domina o esporte na Ásia e ficou entre os semifinalistas nas últimas seis edições do Grand Prix, a segunda principal competição de seleções do mundo. Na última, deu muitíssimo trabalho ao Brasil na decisão e foi derrotado apenas por 4 a 3. Até por isso, ganhou o respeito e o rótulo de favorito dos rivais brasileiros.

“Eles podem brigar por título, é uma seleção muito completa. Eles vêm crescendo há muito anos, e a geração e a qualidade deles é muito grande. Vão brigar para chegar entre os quatro”, disse Falcão, ninguém menos que um dos melhores jogadores da história do esporte.

“Joguei com grande parte dessa seleção. Essa safra é muito boa individualmente, tem grande qualidade”, completou Jé.

Mas o ponto mais positivo disso tudo é que o Irã conseguiu esse crescimento todo sem ter que naturalizar jogadores. É um dos poucos times – um dos únicos entre os favoritos – que chega ao Mundial sem estrangeiros em seu elenco.

O crescimento veio na base da popularidade, sem nenhum tipo de preconceito. Tanto é que o futsal é disputado até pelas mulheres, de burca. Vale lembrar que o país é um dos mais tradicionais do islamismo e tem séries restrições ao esporte feminino. Mesmo assim, viu as meninas serem campeãs asiáticas no ano passado.

Entre os homens, todas as melhorias vieram com um espelho e tanto: o Brasil.

“O Irã tem futsal mais parecido com brasileiro, entre todas seleções. Alas habilidosos, pivôs de qualidade, fixo que sabem sair jogando, safra de goleiros muito boa”, analisa Falcão.

Com tamanha expectativa, o Irã estreia na Copa do Mundo diante de outra grande favorita, a Espanha. O duelo, que tem tudo para ser o melhor da primeira fase, acontece na próxima segunda-feira.