Um ano repleto de esperança se iniciou na noite de quarta-feira (23). Com a presença de autoridades da cidade, como o prefeito Antídio Aleixo Lunelli, a apresentação oficial do Jaraguá Futsal para a temporada 2019, no Kairós Business Hotel, foi marcada por discursos de confiança e ambição. Tudo por conta de uma nova fase do clube, que promete voltar a brigar forte por títulos.

Lucas Pavin

Jaraguá se apresenta oficialmente para a temporada 2019. Foto: Lucas Pavin

Para isso, a diretoria apostou em uma grande reformulação no grupo de atletas. Dos 20 jogadores que terminaram o ano passado vestindo a camisa aurinegra, 11 deixaram o clube: goleiros Hiram e Arthur, fixos Diego Passamani, Diegão e Rômulo, alas Pett, Yuri, Marcio, Torres e Walex, e ala/pivô Diego Menezes.

Os demais renovaram vínculo até o fim de dezembro. É o caso do goleiro João Neto. Destaque da equipe no primeiro semestre de 2018, ele está recuperado de uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito e volta a ficar à disposição do técnico Fernando Ferretti após seis meses.

“De todos eu era mais ansioso para esse dia (apresentação). É muito tempo sem jogar e trato esse ano como um novo desafio. Estou com uma expectativa muito grande e espero dar continuidade a tudo que consegui fazer pelo Jaraguá, antes da minha lesão”, disse.

Além dos remanescentes, oito reforços foram trazidos para completar o elenco, com o pivô Jé sendo o mais badalado. Campeão mundial com a seleção brasileira, pentacampeão da Liga Nacional, e com passagens por grandes clubes do Brasil e do exterior, o jogador de 34 anos pregou o discurso de pés no chão para o Jaraguá voltar a levantar troféus após dois anos de seca.

“É um trabalho que praticamente começa do zero pela grande mudança no grupo. A paciência vai ter que andar junto, mas claro que sempre querendo algo a mais. Vamos no passo a passo, porque dessa forma acredito que alcançamos os resultados desejados”, destacou.

Outra cara nova estará fora das quatro linhas. Com 28 anos ligados ao futsal, o preparador de goleiros da seleção brasileira, Fred Antunes, assumiu oficialmente o cargo de supervisor pela primeira vez na carreira.

Lucas Pavin

Fred Antunes é o novo supervisor do Jaraguá Futsal. Foto: Lucas Pavin

“É um desafio grande, mas venho buscando conhecimento para me desenvolver nessa área. Trabalhei com muitos profissionais da supervisão e aprendi muito. Então não é novidade, mas estou aprendendo muita coisa. É uma grande oportunidade na minha carreira”, declarou.

Mesmo com o elenco devidamente apresentado nesta quarta-feira, os trabalhos já foram iniciados na última segunda-feira (21). No momento, o foco da pré-temporada se volta à parte física, com atividades comandadas por Serginho Santana. Ainda nesta semana, serão acrescentados alguns treinos com bola pelo técnico Ferretti e auxiliar Renato Vieira, visando os futuros compromissos do Jaraguá na temporada.

“Esses atletas foram escolhidos a dedo pela diretoria e pelo técnico Fernando Ferretti. Esperamos fazer um grande ano. Desejo todo sucesso aos nossos atletas e que representem muito bem essa camisa, que é a maior do salonismo nacional”, enfatizou o presidente Marcio Haffemann.

Lucas Pavin

Autoridades marcaram presença na apresentação oficial do Jaraguá Futsal. Foto: Lucas Pavin

Torneios de pré-temporada

O Jaraguá Futsal tem três campeonatos como grandes objetivos na temporada: Liga Nacional, Campeonato Catarinense e Jogos Abertos de Santa Catarina. E para chegar brigando por “coisas grandes” no torneio, a equipe terá pela frente duas fortes competições de pré-temporada.

A primeira será a Copa Três Coroas, no Rio Grande do Sul, que acontece entre os dias 15 e 17 de fevereiro, contra Carlos Barbosa, Pato e Cerro Porteño-PAR. Uma semana depois, o aurinegro participa da 1ª Copa Uniasselvi, em Blumenau, enfrentando o time da casa, Joinville e Tubarão.

“Depois de uma certa quantidade de treinos você tem que fazer jogos de qualidade na pré-temporada. E não poderia haver qualidade maior do que contra esses adversários. Poderemos avaliar bem o nosso início de trabalho e prefiro enfrentar grandes equipes nessa preparação”, comentou o treinador Fernando Ferretti.

Novos uniformes

A diretoria aproveitou a oportunidade e também apresentou os novos uniformes do Jaraguá Futsal. O pivô Jé foi o modelo da titular, o ala Richard da reserva, e João Neto a de goleiros. Fornecedora de material esportivo do clube, a Sport Mais divulgará em breve o início das vendas, assim como os valores das camisas. Confira abaixo as vestimentas:

Lucas Pavin

Goleiro João Neto, ala Richard e pivô Jé apresentaram os novos uniformes do Jaraguá Futsal. Foto: Lucas Pavin