O dia 29 de março de 2017 será histórico para o Joaçaba Futsal. Às 20h15, no Centro de Eventos da Unoesc, contra o Atlântico de Erechim (RS), a equipe inicia a trajetória na principal competição de futsal do país. Uma participação inédita e muito esperada pela torcida joaçabense, que terá a oportunidade de acompanhar disputas contra times de renome e com campanhas vitoriosas.

A expectativa é de casa cheia. Assim como acontece desde 2013, um público expressivo deve marcar presença no ginásio para apoiar o Joaçaba no jogo de estreia na Liga Nacional de Futsal (LNF). Para o forte e experiente adversário, é a 16ª edição consecutiva no campeonato.

A comissão técnica está otimista para o primeiro confronto, diante da qualidade do elenco formado por 19 jogadores e da boa pré-temporada, que iniciou no dia 15 de janeiro. Foram realizados seis amistosos para avaliar o grupo, contra o Pato Futsal, AGN Capinzal, ADC Curitibanos, Assoeva, ADTB Treze Tílias e Seleção do Paraguai. “Acreditamos que a equipe vai crescer muito durante a competição. É um grupo novo, que está se adaptando rápido à filosofia do clube”, ressalta o diretor técnico Cassiano Klein.

Mayelle Hall

Dia de estear pela LNF. Foto: Mayelle Hall

Projeto

Um sonho que começou a ganhar forma no segundo semestre de 2012, quando um grupo de ex-jogadores e jovens empresários se uniu com a proposta de levar o futsal de Joaçaba de volta às quadras. A modalidade, que viveu o seu auge nas décadas de 80 e 90, com títulos estaduais e a revelação de jogadores, estava há quatro anos sem representantes.

A organização e o comprometimento da diretoria culminaram em importantes conquistas. O time foi campeão da Primeira Divisão do Campeonato Estadual em 2013 e garantiu a vaga na Divisão Especial. A modalidade voltou a emocionar milhares de pessoas apaixonadas pelo esporte, do município e da região.

Diante da boa atuação, estrutura e visibilidade, a diretoria entendeu que era a hora de dar mais um passo. A participação do Joaçaba Futsal na LNF foi confirmada no dia 10 de outubro de 2016, com a assinatura do contrato de três anos com a Jaclani Esportes, detentora da franquia. O time joaçabense ocupa a vaga da Associação Lajeado de Futsal (Alaf) e é o quinto catarinense na competição nacional.

“No ano do centenário de Joaçaba, é o presente do Joaçaba Futsal para o município e para os torcedores. Um projeto que só foi possível porque temos o respaldo de várias empresas que confiam no nosso trabalho, executado com seriedade e competência”, destaca o presidente Maicon Bortoluz.