A vigésima segunda edição da Liga Nacional de Futsal (LNF) se aproxima e os fãs da modalidade já começam a especular quem serão as melhores equipes da temporada, as surpresas e até quem pode se tornar o próximo campeão brasileiro. Entre os dezessete clubes da competição, três são estreantes: Foz Cataratas (PR), Joaçaba (SC) e Pato (PR).

É interessante observar que os três chegam reforçados de atletas com passagem na seleção brasileira, como Gian Wolverine em Foz, Dimas, no Joaçaba e Simi, no Pato. Deste último, da cidade de Pato Branco, expectativa também para vermos disputar com o Marreco, uma rivalidade regional conhecida como “O Clássico das Penas”.

Outra partida que já ganhou a alcunha de clássico e terá ainda mais elementos para apimentar nesta temporada é o encontro do atual campeão Corinthians e o Magnus. O time de Sorocaba, depois de amargar o vice na Liga Nacional e na Paulista, reforçou-se com alguns dos destaques do alvinegro: Leandro Lino, Rocha, Marcel e Arthur. Por sua vez, o Corinthians trouxe de volta de Joinville outro prata da casa, Alex, além dos destaques do São José, Wilsinho e Johnny.

Ulisses Castro

Supercopa – ACBF 2×1 Corinthians. Foto: Ulisses Castro

A maior campeã da LNF, a ACBF, que acaba de vencer a Supercopa de Futsal, também movimentou o mercado da bola ao liberar atletas e trazer nada mais, nada menos, do que o craque e artilheiro da última LNF, Deives. Ainda entre os gaúchos, o Atlântico conseguiu manter sua base e foi buscar em Carlos Barbosa o ala Murilo e o fixo Grillo, que retorna à Erechim. A Assoeva, do treinador Malafaia, não fez diferente, e contratou Zico, igualmente saído do time laranja.

Embalado pelo título da Taça Brasil no início da temporada, o Joinville promete incomodar os adversários. O ala Jackson Samurai e o pivô Betão, recém chegados e já campeões, são as novidades.  Em Jaraguá do Sul, são muitas caras novas e algumas já conhecidas de outros tempos da torcida, como OitoMeia e Keko. Os também catarinenses de Concórdia trouxeram, justamente de Jaraguá, o fixo artilheiro Valença, e conseguiram a manutenção do goleiro João Neto, e dos alas Douglinhas e Joãozinho, entre outros destaques.

Sempre entre os primeiros colocados da LNF2016, a Copagril ditou o ritmo de umas das edições mais fortes da Liga nos últimos anos e ficou com a terceira colocação. Para este ano eles têm o reforço ‘quase gringo’ de Poletto, que já rodou grandes clubes brasileiros e tem passagens no exterior. O atleta defendeu o Azerbaijão na última Copa do Mundo e ajudou a seleção azeri a alcançar as quartas de final.

Na Intelli, bicampeã da LNF, o endereço mudou. De Orlândia para São Sebastião do Paraíso. O elenco também é todo reformulado e o torcedor grená pode ir se habituando com os nomes de Pirulito, André Maluko, Rafinha e Pedro Paulo, entre outros. Na contramão deste pensamento está o Minas, que manteve o grupo e se reforçou pontualmente com Rafa, e Augusto.

O Guarapuava, tri-campeão paranaense e em vias de disputar a quinta LNF, tem agora sob as traves o goleiro Deivid, um dos melhores na posição no ano passado. Por fim, o lanterna da LNF2016, Tubarão, quer deixar a colocação incomoda e surpreender. Com este fim eles adicionaram ao seu jovem elenco o goleiro Marcão e o pivô Charuto.

Com as saídas de Floripa e Flores da Cunha, por não cumprirem com prazos e exigências para consumarem as participações na LNF2017, a Diretoria Técnica da LNF decide manter o regulamento. A primeira rodada também continua normalmente, na qual o Floripa folgaria e o Flores iria encarar o Marreco, que por sua vez irá folgar.

1ª rodada

29/03 quarta feira

20h15 Joaçaba x Atlântico

31/03 sexta feira

19h15 Magnus x Copagril – Transmissão do SporTV
20h15 Intelli x Pato
21h30 Corinthians x Tubarão

01/04 sábado

19h05 Foz Cataratas x Concórdia

20h15 Assoeva x Minas
20h15 Guarapuava x Joinville