O Sorocaba conseguiu uma classificação mais do que heroica na Liga Nacional de Futsal (LNF). Após um jogo no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, que durou mais de três horas, com oito gols no tempo normal e um golaço na prorrogação, o time do craque Falcão conseguiu avançar à semifinal da Liga. No tempo normal, é verdade, o JEC fez 6 a 2 no time paulista com uma atuação incontestável. Mas no tempo-extra, Pixote desequilibrou e rolou para que Marcel fizesse o gol da classificação a um minuto do fim.

Agora o Sorocaba enfrenta o Pato, que eliminou o Corinthians também neste sábado com uma vitória em casa, por 4 a 2. No outro lado da chave, o Atlântico Erechim é o primeiro classificado após despachar o Minas. Neste domingo, Carlos Barbosa e Marechal Rondon definem o quarto semifinalista. Atual campeão, Joinville fica pelo caminho.

A vitória foi importante também para Falcão. Com o fim de carreira anunciado para o fim do ano, o camisa 12 ganhou ao menos, mais dois jogos para fazer pela competição nacional. Já o Sorocaba volta a figurar entre os quatro melhores da LNF após ficar de fora em 2017.

Guilherme Mansueto

Falcão vai para mais uma Semifinal de LNF. Foto: Guilherme Mansueto

Bola rolando

O jogo começou com o Sorocaba pressionando, tanto que foi do time amarelo o primeiro gol da noite, com o pivô Foglia. Mas a festa durou pouco, e Bruno empatou para o Joinville. Após Tiago salvar no chute de Gabriel, os donos da casa viraram. Raul recebeu na entrada da área e bateu firme para fazer 2 a 1.

Com o jogo equilibrado, Sorocaba acabou cometendo a sexta falta e dando a chance do terceiro, convertido com Thiaguinho. Tiago, Foglia e Pixote bem que tentaram, mas quem foi às redes foi o Joinville de Vander Iacovino. Thiaguinho fez após cobrança ensaiada de escanteio.

Após o intervalo, Sorocaba voltou com a promessa de usar o goleiro-linha. Numa jogada, Pixote perdeu a bola, mas Leandro Lino salvou se atirando na bola após o chute de longe. No ataque, os paulistas pressionaram bastante com Rodrigo. Com os cinco no ataque, Leco aproveitou uma bola rebatida pelo goleiro e bateu da quadra de defesa para fazer 5 a 1. Rapidamente Eder Lima descontou aproveitando cobrança de falta bem trabalhada.

Na reta final, Joinville ficou pendurado por cometer a quinta falta. Mas isso não mudou em nada a história do tempo normal. Sinésio roubou e fez o sexto do JEC contra o gol vazio. O time da casa gastou o tempo e esperou o fim do duelo numa vitória incontestável nos 40 minutos regulamentares.

Prorrogação

Com a vantagem do empate no tempo-extra, Joinville adotou uma postura cautelosa e defensiva, enquanto o Sorocaba foi todo ataque, inclusive com Pixote novamente no posto de goleiro-linha. Rodrigo, o próprio Pixote e Marcel tentara e pararam no goleiro do JEC, animando a torcida que lotou o Cau Hansen.

No segundo tempo, Sorocaba mudou de estratégia e colocou Falcão como o goleiro adiantado, persistindo na pressão. O gol da classificação dos paulistas apareceu somente na entrada do último minuto, numa linda jogada individual de Pixote, que limpou dois e deixou para Marcel bater na área, abrindo o placar. Joinville também partiu para o goleiro-linha, trocou passes durante 30 segundos e Tiago salvou no chute de Gabriel para garantir Falcão & Cia. em mais uma semifinal de LNF.