Foram só os dois primeiros jogos da era Marquinhos Xavier no comando da seleção brasileira de futsal. Deu para observar o elenco disponível e que há muito o que reparar. Depois das vitórias sobre o Uruguai no Desafio Sul-Americano de Futsal, em Uberaba (MG), o treinador diz que a seleção ainda precisa de padronização do jogo coletivo. Agora o grupo viaja para a Colômbia onde disputará a Liga Sul-Americana sub-19 e buscará fazer estes ajustes.
Uma coisa, no entanto, ele não nega: o Brasil tem bons jogadores de futsal. No entanto, o talento individual não basta e os talentos precisam se transformar em uma equipe competitiva.
– A gente tem um bom plantel. O Brasil tem esta condição de ter sempre revelação. O que a gente precisa ajustar é um protocolo de defesa e ataque. Uma coisa padronizada. Ainda durante o jogo fazemos muita coisa involutariamente ou então pela competência individual. Tem que ser mais coletivo. Tudo é recente, é conhecimento e vamos ajustando as coisas – avaliou.

Ricardo Artifon/CBFS

Marquinhos Xavier diz que seleção precisa melhorar o conjunto

Sobre o segundo amistoso com o Uruguai, onde, ao contrário do primeiro amistoso, o Brasil conseguiu um placar mais elástico, Marquinhos Xavier afirmou que teve tempo de estudar a equipe que era desconhecida e pôde melhorar a atuação.

– A gente conseguiu avaliar melhor o primeiro jogo, tínhamos poucas informações. A estreia é sempre mais tensa. Hoje conseguimos absorver algumas coisas inclusive, de alguns erros e falhas que cometemos na sexta-feira. Foi bom precisamos separar o resultado, que foi ótimo, do que a gente precisa melhorar daqui para frente – concluiu.