Em pelo menos um quesito, o Cresol/Marreco Futsal, de Francisco Beltrão (PR), está no nível dos grandes clubes do Brasil: o site oficial. Em seu primeiro ano na disputa da Liga Nacional de Futsal (LNF), a equipe beltronense viu a necessidade de melhorar o seu portal, colocando notícias atualizadas, tabelas de classificação e material de divulgação.

Mas o aprimoramento do site (marrecofutsal.com.br) só foi possível por causa da parceria com a Ceicom Marketing & Tecnologia Digital, uma empresa genuinamente beltronense, que está há 15 anos trabalhando com o desenvolvimento de produtos em web, seja com site, portal ou e-commerce. A Ceicom também presta serviços de marketing digital, com divulgação das empresas na internet, através de campanhas voltadas para as redes sociais e e-mail marketing.

“Com o Marreco na Liga Nacional, vimos uma oportunidade para mostrar o nosso trabalho. Elaboramos o site oficial do clube, o que é muito importante para a divulgação do dia a dia dos atletas”, comenta Sérgio Carvalho, proprietário da empresa, que atende atualmente cerca de 300 clientes e vários estados do Brasil, do Acre até Santa Catarina. “Muitos desses clientes foram conquistados por meio de parcerias com empresas desenvolvedoras de software e agências de publicidade”, complementa.

Equipe de trabalho

Hoje a Ceicom conta com 15 funcionários trabalhando na elaboração e manutenção de sites. Mas a equipe que trabalhou efetivamente na criação do site do Cresol/Marreco é composta por: Rômulo Innocêncio (front-end), Keller Kichel (front-end), Eduardo Ferrari (back-end) e Jackson Gomes (designer).

“Desde a primeira conversa com o clube, quando identificamos a necessidade de informações para o site, demoramos cerca de 40 dias para finalizar o trabalho. Já tínhamos experiências de outros portais e só utilizamos uma tecnologia que a Ceicom já tinha à disposição”, comenta Keller. “O site do Marreco conta com uma tecnologia bastante avançada no mercado, tendo performance, acessibilidade, enfim, podendo ser acessada em diversos dispositivos, seja celular, tablete ou notebook”, acrescenta Rômulo Innocêncio. “A partir do momento que a gente entendeu a ideia, começamos a buscar referências em sites até fora do Brasil. São pequenos detalhes, como um botão mais arredondado, um rodapé diferenciado, mas que fazem uma grande diferença”, afirma Jackson Gomes.

Redes sociais

O site oficial do Cresol/Marreco é totalmente interligado com as redes sociais do clube, como a fanpage no Facebook, Twitter, Instagram, Flickr, YouTube e SoundCloud. “O que ainda falta é o e-commerce, para comercializar camisas, ingressos e outros souvenirs, algo que vamos trabalhar para os próximos meses”, diz Keller, que só não implantou a ferramenta porque o clube ainda não consegue atender a demanda de vendas pela internet.

Marrecopédia

A equipe da Ceicom, juntamente com o departamento de comunicação do clube, estão desenvolvendo também a Marrecopédia, com informações de jogos do clube desde a primeira temporada, em 2008, na Série Prata do Paranaense. Trata-se de um trabalho demorado, mas que vai ser muito importante para registrar fatos históricos do clube de Francisco Beltrão. A Marrecopédia também está nos planos para ser lançada nos próximos meses.

Notícia e Imagem: Adolfo Pegoraro