Ao contrário do que muitos pensam, Falcão não foi eleito o melhor jogador do mundo. Esse prêmio, nos últimos dois anos, foi conquistado pelo português Ricardinho. Nesta sexta-feira, pela última rodada da primeira fase da Copa do Mundo, que está sendo realizada na Colômbia, o craque luso anotou três gols na vitória contra o Uzbequistão por 5 a 1, mas falhou ao tentar auxiliar a defesa e também marcou contra. Com o resultado, o time europeu chega a sete pontos e termina o grupo A na primeira posição.

FIFA

Ricardinho é o artilheiro do Mundial. Foto: FIFA

Ricardo Felipe da Silva Braga tem 31 anos, mas jamais conseguiu levar sua seleção a uma semifinal de Copa. Ele, que atua pelo Inter FS, da Espanha, ganhou o prêmio de melhor do mundo em 2010, 2014 e 2015. Até o momento, é o artilheiro da Copa do Mundo com nove gols, enquanto Falcão tem três, mas um jogo a menos. O brasileiro levou o prêmio em 2004, 2011 e 2012.

No outro jogo da chave, a Colômbia, dona da casa, venceu Panamá por 4 a 3 e confirmou a segunda posição da chave, garantindo a vaga nas oitavas. Os centro-americanos esperam a definição dos outros grupos para saber se avançam.

No regulamento, os 24 países são divididos em seis grupos de quatro seleções. Os dois melhores de cada chave, além dos quatro melhores terceiros colocados, avançam às oitavas de final.

Pelo grupo B, a Rússia garantiu a primeira posição ao vencer, sem maiores problemas, a seleção de Cuba por 7 a 1. No outro jogo do grupo, a Tailândia passou pelo Egito por 2 a 1 e garantiu uma vaga nas oitavas. Os africanos, em terceiro, esperam as definições dos outros grupos para saberem se encaixam-se entre os quatro melhores terceiros colocados.

A seleção brasileira joga a terceira rodada neste sábado, às 18h, contra Moçambique. O time tem duas vitórias, já está garantido na próxima fase e, com um simples empate, se garante em primeiro lugar da chave.