Na volta pela seleção brasileira de futsal Falcão fez de tudo: driblou, deu combate no campo de ataque, passe longo e passe curto, acertou a trave duas vezes, entrou para bater falta. Só faltou mesmo o gol do camisa 12 na vitória por 1 a 0 sobre o Uruguai, nesta sexta-feira. Na avaliação do craque, por felicidade do goleiro uruguaio e pela forte marcação da celeste. Intensidade dos uruguaios que, para o técnico estreante Marquinhos Xavier, trouxe dificuldade para a partida e “treinou” pontos importantes no grupo.

Ricardo Artifon

Apesar de não ter deixado o dele, Falcão diz que o jogo fluiu e que circunstâncias como a noite feliz do goleiro Christian Gaitán e a evolução do futsal do Uruguai. O craque até lembrou do jogo em novembro do ano passado, em que a celeste impôs dificuldades na vitória do Brasil por 3 a 2 no Desafio Internacional.

– O time fluiu, as jogadas aconteceram, mas o goleiro dele foi muito feliz. Quando não era o goleiro era a trave. Duas faltas ali que geralmente não perde, perdemos. O resultado foi magrinho, mas ficamos felizes pela seleção ter se apresentado agora. Acredito que o jogo fluiu mais que a gente esperava, porém, os gols não aconteceram. O Uruguai traz aquela tradição de nunca desistir. No ano passado fizemos um 3 a 2 complicado. Espero que no domingo possa fluir um pouco mais e ganhar mais tranquilo. E sair o gol – afirmou.

Marquinhos Xavier disse que o jogo serve para que tenha um ponto de onde partir para fazer uma avaliação precisa do grupo. Ele lamentou o fato de não ter resultado em gols as chances que foram criadas. Mas fica o lado positivo de situações, como manter o nível de atenção no máximo até o fim do jogo para evitar um gol de empate.

– Uma partida que acabamos tornando difícil. Porque o volume de oportunidades não acompanhou o aproveitamento. Mas foi bom porque a gente teve que jogar até o final com uma intensidade muito alta e em um nível de concentração alto. Se não conseguimos uma vantagem maior, a gente treinou aspectos emocionais que é não poder errar, ser cirúrgico em momentos decisivos. A gente começa a traçar agora o que a gente precisa melhorar. Sabemos que é muita coisa ainda, mas aos poucos conseguimos ajustar – afirmou.

No domingo, Brasil e Uruguai voltam a se enfrentar em Uberaba, às 10h, com transmissão ao vivo da TV Globo dentro da programação do Esporte Espetacular.

Ricardo Artifon