O ano de 2019 será de muitos desafios para o futsal do Minas Tênis Clube. Nesta temporada, a equipe minastenista disputará a Liga Nacional de Futsal (LNF), Copa do Brasil e Campeonato Estadual. Na noite dessa segunda-feira (11/3), em evento realizado no Sport Bar, no Prédio do Relógio, no Minas I, jogadores e comissão técnica foram oficialmente apresentados.

Orlando Bento

Elenco do Minas vai disputar a LNF 2019. Foto: Orlando Bento

Estiveram no evento Sergio Bruno Zech Coelho, presidente do Conselho Deliberativo do Minas Tênis Clube; Fernando Mauro Zefferino, diretor ouvidor do Clube; Sergio Starling Versiani, diretor-adjunto de futsal; Renato Guedes, sócio-diretor da Optical Express; Giuliane Souza, gerente de marketing do Grupo Risotolândia; Ana Paula Cunha, consultora comercial do Grupo Risotolândia; e Caroline Helena Roque da Silva, coordenadora do restaurante MTC, também do Grupo Risotolândia.

Em nome do Clube, o diretor Sergio Starling Versiani ressaltou a importância dos patrocinadores e a esperança que tem no grupo. “Agradeço a presença de todos, jogadores, comissão técnica, patrocinadores e colaboradores. É um dia esperançoso, sempre começamos a temporada assim, com muito otimismo e motivação, para que tenhamos um trabalho muito bem feito. Ao Grupo Risotolândia, agradeço pelo primeiro ano de patrocínio, que vocês sejam muito felizes com a gente. Fora isso, agradeço pela continuidade da Optical Express, aqui representada pelo Renato (Guedes). Ele se tornou um grande amigo e incentivador do futsal do Minas. Neste ano, decidimos fazer mudanças. Começamos com o treinador, promovendo o Peri do Sub-20 para o time adulto. Decidimos formar uma equipe bastante jovem, porque acreditamos que a juventude tem qualidade. Promovemos vários atletas que se destacaram, no ano passado, na categoria Sub-20, e trouxemos atletas Sub-20 de outros estados. Acreditamos que essa juventude tem tudo para dar certo”.

Renato Guedes, sócio diretor da Optical Express, destacou a importância em ter o Minas como parceiro. “Gostaria de agradecer por poder estar aqui com vocês e fazer parte deste time. Como minastenista desde a década de 80, eu vi o crescimento exponencial desse Clube. Dá orgulho fazer parte de uma equipe, de um Clube que é exemplo em estrutura, profissionalismo e ética para o Brasil inteiro. Em nome da Optical Express, é um grande privilégio poder associar nossa marca a um clube como esse”.

Em nome do Grupo Risotolândia, a gerente de marketing Giuliane Souza disse que o Minas sempre terá o apoio do novo patrocinador. “É uma honra muito grande para a gente, não só ter entrado aqui, porque vocês abriram as portas com tanto carinho, boa vontade em nos receber, mas também a gente está muito feliz em poder participar de tudo isso. Falamos que servimos alimentação, mas alimentação, por si só, não é suficiente. Tentamos passar a qualidade de vida, de motivação, a força que vocês precisam. Contem com a gente para o que vocês precisarem. Que esse ano traga bons frutos e que possamos continuar por muito tempo juntos”.

A temporada 2019 terá uma novidade no comando da equipe. Peri Fuentes, que até o último ano era o técnico do time Sub-20 do Clube e auxiliar de Paulo César Cardoso na equipe adulta, será o novo treinador do Minas.

Natural de Sant’Ana do Livramento (RS), Peri Fuentes chegou ao Minas no início de 2016, depois de atuar como técnico do ADHering/Blumenau, equipe de Santa Catarina. No currículo do treinador estão títulos importantes, como o bicampeonato da Taça Brasil Sub-20, em 2002, com o Internacional (RS), e 2004, com a Ulbra (RS). Em 2014, Peri Fuentes foi eleito o melhor técnico da Liga Nacional de Futsal (LNF).

Na última temporada, participou, juntamente com a equipe adulta, das disputas da LNF, Taça Brasil e Campeonato Estadual. No comando do Sub-20, foi vice-campeão da Taça Brasil da categoria, em setembro de 2018. Vários atletas minastenistas, que faziam parte do Sub-20, foram convocados para as seleções de base.

“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à diretoria do Minas, nas pessoas do Sergio e do (Luiz Henrique) Taveira, que fizeram o convite. Também agradeço aos patrocinadores e membros da comissão técnica. Temos uma missão grande neste ano, que é representar as cores do Minas, única equipe que participou de todas as edições da Liga Nacional. A gente tem um grande desafio, estou muito feliz, muito motivado”, comentou o novo técnico do futsal minastenista.

Primeiros desafios

Antes da estreia na LNF 2019, que ainda não teve as datas oficiais divulgadas pela organização, o Minas irá entrar em quadra para compromissos oficiais. Todos, porém, longe de Belo Horizonte. Nesta semana, entre os dias 15 e 17 de março, a equipe minastenista participa, na cidade de Três Pontas (MG), de um torneio quadrangular. Os adversários serão Brasília, Três Corações e Três Pontas. Na sequência, o Minas segue para o estado de São Paulo, onde terá dois amistosos. No dia 19 de março, o jogo será na cidade de Taubaté, contra o time da cidade, às 16h. No dia 20, às 17h, os minastenistas estarão em São José dos Campos e também irão enfrentar a equipe local.

Em 2019, o Clube será formado por um elenco jovem, com muitos atletas oriundos das categorias de base do Clube. Para a atual temporada, chegaram Josué, Renatinho, Henrique, Maico e Vitor, jogadores que, apesar da juventude, são experientes e acumulam passagens por grandes times do futsal brasileiro. Da última temporada, permaneceram nomes como o goleiro Anderson e o fixo João Pedro, que, mesmo jovens, têm experiência em competições importantes e passam a ser lideranças do grupo minastenista.