A hora da estreia na Liga Nacional de Futsal (LNF) 2018 se aproxima. A caminhada do Supermercados BH/Minas em busca do título começa na manhã deste domingo (18/3), às 11h, na Arena MTC, quando a equipe comandada por Paulo César Cardoso recebe a Assoeva/Unisc/ALM. Desde a segunda semana de janeiro, quando o elenco se reapresentou, no Minas I, para o início dos trabalhos táticos e físicos, o Supermercados BH/Minas tem aperfeiçoado jogadas ensaiadas, situações de ataque, defesa e utilização do goleiro-linha. Tudo treinado repetidas vezes e sob o olhar atento da comissão técnica minastenista. O rigor nos treinos é fundamental, já que o Supermercados BH/Minas conta com vários atletas que se destacaram na base minastenista.

Genilton Pereira

Atletas do Minas durante a apresentação oficial. Foto: Genilton Pereira

Em 2018, além de Ciço, Zequinha, Bruninho, Gessé, Bianchini, William, Tom, Pequeno, Anderson, Caio e João Pedro, todos remanescentes da última temporada, o Supermercados BH/Minas conta com os jovens Gustavo, Dudu, Luís, Ferro, Kauê, Françoar, Renatão e Vitão. Eles participaram do II Festival de Futsal Terra do Rei, torneio de futsal disputado em Três Corações (MG), na última semana, e vencido pelo Supermercados BH/Minas. Com tantos jovens no elenco, cabe aos mais experientes a tarefa de orientar aqueles que estão tendo as primeiras oportunidades no profissional. E o fixo Ciço sabe muito bem como fazer isso. “O meu papel é sempre ser eu mesmo, tentar melhorar a cada treino, jogo, tentar orienta-los a viver do esporte. O viver do esporte é você se cuidar fora da quadra, saber o que seu treinador quer que você faça, viver o dia a dia do seu clube intensamente, ser cada vez mais profissional”, disse o camisa 5.

Destaque na equipe Sub-20 do Minas na temporada passada, o ala Gustavo foi promovido ao Supermercados BH/Minas pelo treinador Paulo César Cardoso para disputar a LNF, Taça Brasil, Campeonato Metropolitano e Campeonato Mineiro de 2018. Para ele, defender as cores do Clube é a realização de um sonho. “Representar o Supermercados BH/Minas como profissional é um sonho que se realiza e que me motiva a buscar sempre as vitórias! A ansiedade é grande, porém encontro apoio nos companheiros de quadra, que trazem uma bagagem de experiência e comprometimento.  Estou feliz e quero compartilhar essa alegria com gols e conquistas dentro do Minas”, disse.

Nesta semana, o Supermercados BH/Minas enfrentou o Minas Sub-20 em um amistoso na Arena MTC. Após 40 minutos de um jogo bem movimentado e disputado, a equipe adulta deixou a quadra com a vitória por 4 a 3. O técnico Paulo César Cardoso comemorou o resultado e elogiou os jovens atletas do Supermercados BH/Minas. “Foi excelente. Em Três Corações, nós pegamos uma intensidade de jogo. Com o Sub-20, sabíamos que seria uma outra intensidade. É uma dinâmica muito maior, tem que defender e atacar toda hora. Fora isso, é o ataque, o contra-ataque. O que encontramos lá era mais o ataque, foram poucas situações defesa. Assim, você perde o tempo da sua defesa. Aqui tivemos uma outra dinâmica, foi muito intenso, a marcação esteve muito bem. Foi muito legal. Os mais jovens foram bem na partida. Pela ansiedade, comentaram algumas faltas que não precisavam ser feitas. Isso complica e carrega o time. Mas isso é algo normal, eles foram muito bem”, comentou Cardoso.

Dono de uma carreira vitoriosa pelos clubes que defendeu e seleção brasileira, Ciço acredita que o Supermercados BH/Minas pode se beneficiar com o elenco que une experiência e juventude. “Com esse mescla, ganhamos muito fisicamente. Nosso estilo de jogo requer muita doação física, e isso é uma coisa que os meninos têm de sobra. Por outro lado, perdemos um pouco em experiência. Mas eles vão viver isso ainda muito jovens, o que é um fator positivo para eles. Aposto que muitos desses jovens chegarão longe dentro do futsal nacional e internacional’, concluiu.

Ingressos

Os valores dos ingressos são R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada), para estudantes, crianças de 6 a 12 anos, pessoas com mais de 60 anos e sócios do Minas (É necessária a apresentação de documento que comprove o benefício). Os portões serão abertos uma hora do jogo.