A Taça Brasil começa neste domingo (5/8). Às 18h15, em Erechim, no interior do Rio Grande do Sul, o Minas entra em quadra para enfrentar o Atlântico, naquela que será a estreia da equipe mineira na busca pelo terceiro título da competição. A primeira conquista foi em 2002. O segundo troféu veio em 2012, já com o técnico Paulo César Cardoso no comando da equipe. Além do treinador, os jogadores Tom, Pequeno e Bianchini, atualmente na equipe minastenista, faziam parte do elenco que conquistou a Taça.

Ignácio Costa

Minas vai em busca do tricampeonato da Taça Brasil de Clubes. Foto: Ignácio Costa

Além do Atlântico, o Supermercados BH/Minas, no Grupo E1, terá pela frente Jec/Krona (SC), Horizonte Futsal Clube (CE) e Pato Futsal (PR). “Uma estreia, mesmo que você esteja em agosto e tendo disputado alguns jogos na Liga Nacional, é sempre nervosa. Jogaremos contra uma equipe que investiu muito neste ano, que briga pela liderança da LNF, uma equipe muito qualificada. Mas para minimizar isso e pensar sempre na efetividade, o principal é estudar o adversário, estudar para saber como seu sistema entra nessa forma que a equipe adversária joga”, comentou o técnico Paulo César Cardoso.

Nas edições anteriores, a Taça Brasil era disputada nos primeiros meses do ano. Em 2018, foi agendada para agosto. Assim, as equipes chegam para os jogos com mais entrosamento, visto que disputam o título no meio da temporada. Os jogos na Liga Nacional de Futsal (LNF), por exemplo, foram fundamentais na preparação do Supermercados BH/Minas. Com a pausa na competição durante a Copa do Mundo de Futebol, os minatenistas ficaram quase dois meses treinando. Após a conclusão do torneio, disputaram apenas dois jogos. Agora, chegou o momento de voltar a atuar. “A gente vem se preparando para a Taça Brasil há um bom tempo. Agora, estamos focando nos erros que tivemos antes da folga da Copa do Mundo e durante os dois últimos jogos da Liga. Eu vejo o time preparado para a Taça Brasil. Se não for a mais difícil, será uma das mais difíceis que vou jogar. São muitos times fortes, mas eu creio que estamos preparados para a Taça. Vamos ter que pensar em jogo após jogo, para que o time continue focado e unido”, disse o fixo Pequeno, campeão com o Clube em 2012.

Orlando Bento

Pequeno está confirmado no Minas para a disputa da Taça Brasil de Clubes. Foto: Orlando Bento

Para o técnico Paulo César Cardoso, todas as partidas serão decisivas, exigindo o máximo do esforço físico e tático dos jogadores. “O atleta não tem como escolher, principalmente em uma chave igual a nossa. Todos os jogos serão jogos de playoff. Todas as partidas são decisivas, porque todas as equipes têm condições de classificação na chave. É chover no molhado, o lugar comum, mas a equipe mais concentrada e consistente é a que vai classificar. Essa é a que vai ser a melhor. A consistência faz a diferença em uma competição como a Taça”, concluiu.