A espera pelo primeiro jogo na Liga Nacional de Futsal (LNF) 2016 está chegando ao fim. Na noite desta quinta-feira (14/4), às 20h, na Arena Minas Tênis Clube, o Supermercados BH/Minas estreia diante do Assoeva/Unisc/ALM. Jogadores e comissão técnica esperam pelo momento desde o dia 13 de janeiro, data reservada para o retorno ao trabalho depois das festas de fim de ano. Treinos físicos e táticos marcaram a rotina do grupo, que, na atual temporada, participou de duas competições. Entre fevereiro e março, a equipe do técnico Paulo César Cardoso participou da 1ª Supercopa Gaúcha e da Taça Brasil. O time foi bem nos dois torneios, mas não conseguiu passar pelo Assoeva/Unisc/ALM nas semifinais. Foram duas derrotas por 3 a 0. Mas os recentes resultados não abalam a confiança do time mineiro, que espera fazer um grande jogo na Arena.

Para lutar pelo título da Liga, o Supermercados BH/Minas conta com cinco importantes nomes. Chegaram como reforços o fixo Ciço, os alas Zequinha, Bruninho e Caio e ala/pivô Gessé. Depois de um ano e quatro meses longe das quadras, por conta de uma lesão na coluna, o goleiro Bianchini retornou ao time. Ele, inclusive, foi um dos principais nomes da equipe na disputa da Taça Brasil. O restante do time é formado pelos mesmos atletas que vestiam a camisa minastenista na última temporada. A única baixa da equipe fica por conta do jogador Pequeno, que sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior durante um treino e terá que passar por uma cirurgia.

Um dos jogadores mais experientes do grupo, o fixo Ciço está na sua primeira temporada como jogador do Supermercados BH/Minas. O camisa 5 conquistou o mundo com a seleção brasileira e vestindo as camisas dos clubes que defendeu. Foram passagens marcantes e vitoriosas por equipes do Brasil, Portugal, Espanha e Irã. Nas últimas quatro temporadas, por exemplo, Ciço participou de todas as finais da LNF e venceu duas. Mesmo com toda a experiência e um currículo de respeito, o fixo confessa que ainda sente o famoso frio na barriga antes de uma estreia. Porém, tenta usar o sentimento como motivação. “Eu costumo falar que o frio na barriga é bom, porque mantém a chama acessa dentro de mim. É a chama da competição, de sempre querer melhorar a cada dia, a cada treino. Não é por ser uma estreia, mas cada jogo é diferente. Claro que eu tenho esse friozinho na barriga, mas, como eu digo para minha esposa, é o que me faz querer continuar jogando. O dia que eu perder isso dentro de mim, vou saber que está chegando a hora de parar. A hora de parar cronológica, a natural, já está perto, mas eu ainda tenho esse desejo de continuar jogando. O desejo de querer vencer, de competir, ainda é muito grande. Para mim, o frio na barriga é essencial”, revelou.

A maioria do time é formada por jovens atletas. Alguns deles podem sentir o momento da estreia mais do que aqueles que já viveram a mesma situação em outras oportunidades. Para Ciço, os mais experientes podem ajudar mostrando atitude na hora decisiva. “A gente tenta mostrar as coisas com as atitudes. Não é só falar, tem que ter atitude. Se a gente treina e compete bem nos treinos, vamos chegar nos jogos e fazer aquilo que estamos acostumados a fazer. A gente é privilegiado de poder jogar futsal. Eu falo para os jogadores que você tem que amar aquilo que faz. E quem ama esse esporte está na frente daqueles que jogam por jogar. Não adianta jogar por jogar. O grupo é jovem, mas eles tiveram uma bagagem boa no ano passado, eles viveram a competição. Os mais velhos têm que ajudar mostrando atitude para os mais novos. Não tem muito mistério”, disse.

O desejo é fazer uma boa estreia e crescer na competição. “Quando chega a hora do jogo, que você entra no vestiário, é uma sensação diferente. Você olha no rosto de cada um e percebe que aquilo é o que deixa a gente vivo. Esperamos fazer um bom jogo amanhã e crescer dentro da competição”, concluiu.

Promoção

Tem promoção para o jogo Supermercados BH/Minas x Assoeva/Unisc/ALM. Para concorrer a um par de ingressos, basta curtir o perfil do Minas Tênis Clube no instagram e marcar um amigo. Serão sorteados cinco pares. O resultado será divulgado no próprio perfil do Minas, na quinta-feira (14/4), às 15h.

Notícia e Imagens: Site Oficial Minas