A edição 2017 da Taça Brasil será disputada na cidade de Francisco Beltrão, no interior do Paraná, entre os dias 12 e 18 de março. O Supermercados BH/Minas irá em busca do terceiro título da competição mais tradicional do futsal brasileiro, já que o Clube levantou o troféu de campeão em 2002 e 2012. Os mineiros estão no Grupo E2, que também conta com Corinthians (SP), Goiás (GO), Copagril (PR) e Helênico A.C./C. España/BFR (RJ). No Grupo E1, estão Atlântico de Erechim (RS), Joinville (SC), Balsas (MA), ABC F. C./ Nossa Terra (RN) e Cresol/Marreco Futsal (PR), equipe que sedia o torneio.

Orlando Bento

Reta final de preparação para a Taça Brasil. Foto: Orlando Bento

A base do Supermercados BH/Minas, que disputou a última Liga Nacional de Futsal (LNF), foi mantida para a temporada 2017. Neste ano, o time mineiro vai poder contar o reforço do ala Rafa, que defendeu o Corinthians na LNF 2016.

A pouco mais de um mês para o início da Taça Brasil, o Supermercados BH/Minas intensifica a preparação. Na manhã desta terça-feira (7/2), o time foi até a Arena Minas Tênis Clube para atividade tática. “Em todas as sessões, a gente procura trabalhar todas as situações de jogo, mas com ênfase em determinadas situações, como defesa ou ataque. A ênfase continua sendo, por estar muito próximo da competição, que é em início de ano, a defesa, a consistência, a defesa de transição. É o momento em que o jogo está acontecendo e há um desequilíbrio, mas você tem que se ajustar. Outra coisa importante que a gente faz é que a gente procura fazer o trabalho mais complexo sempre na parte final do treino. É o momento em que os atletas estão mais cansados, você procura fazer de maneira artificial a parte real do jogo. É simular o estresse do jogo e simular uma reposta coletiva”, comentou o técnico Paulo César Cardoso.

Segundo o comandante minastenista, a cobrança do que é pedido nos treinos irá aumentar na próxima semana. “O que vai acontecer é que os treinamentos começam, na próxima semana, a ter uma cobrança maior de mais coisas no treino. Você pode estar com ênfase na defesa, mas você está treinando tudo. A partir da semana que vem você está treinando tudo, mas focado na defesa e no ataque. O que vai aumentando é a ênfase em determinados pontos do jogo”, concluiu.