A equipe do Minas é referência na formação de jovens talentos e conta com uma das melhores estruturas do mundo, o Minas Tênis Clube, localizado em Belo Horizonte. O clube também é exemplo de consistência, tendo participado das 22 edições da Liga Nacional de Futsal. Para a nova temporada, oito jogadores subiram das categorias de base para reforçar o elenco.

Ignácio Costa

Paulinho Cardoso está no comando do Minas desde 2012. Foto: Ignácio Costa

No comando técnico está Paulinho Cardoso. Ele lidera a equipe desde a temporada 2012, quando retornou ao clube para a segunda passagem como técnico. A primeira experiência como treinador minastenista foi na temporada 2002/03. Em 2002, inclusive, o Minas foi Vice-Campeão da Liga Nacional. Paulinho Cardoso também comandou o time na conquista da Taça Brasil, em 2012. A equipe também soma 21 títulos do Campeonato Mineiro de Futsal, sendo 15 consecutivos.

Embora com a projeção dos jovens Gustavinho (ala), Dudu (ala), Luís (fixo), Ferro (fixo), Kauê (ala), Françoar (goleiro), Renatão (pivô) e Vitão (pivô), o Minas conta com a experiência de um dos jogadores mais vitoriosos do futsal mundial: Ciço. Aos 36 anos, o fixo simboliza raça, liderança e títulos.

Segundo o treinador Paulinho Cardoso, a expectativa é de uma LNF ainda mais competitiva. “Poucos atletas saíram do Brasil, as equipes se mantiveram, algumas se reforçaram. Fora isso, está aumentando o número de equipes que podem chegar entre os quatro finalistas. Hoje, vejo que temos seis, sete equipes com condições de fazer uma semifinal. Isso já mostra o nível que pode ter essa LNF”, destacou.

A estreia do Minas na LNF 2018 ocorre em Belo Horizonte, 18 de março, contra a Assoeva, que foi Vice-Campeã na última edição. A Liga Nacional de Futsal é a maior competição da modalidade no país.

Sobre a cidade de Belo Horizonte

Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Possui uma geografia diversificada com morros e baixadas distando 716 km de Brasília, a capital nacional, sendo a segunda capital de estado mais próxima da capital federal, atrás apenas de Goiânia.