Domingo, 9 de outubro, às 11h, na Arena Minas Tênis Clube. Dia, local e horário já estão definidos para o primeiro encontro das oitavas de final entre Supermercados BH/Minas e ADC Intelli/Orlândia. Serão dois jogos, com o segundo encontro marcado para 15 de outubro, em São Sebastião do Paraíso. Apenas uma equipe seguirá na edição 2016 da Liga Nacional de Futsal (LNF). Neste ano, a competição brasileira mais importante da modalidade sofreu uma pausa de pouco mais de 40 dias, devido ao Mundial de Futsal da FIFA, disputado no mês de setembro, na Colômbia. O período, então, foi marcado por fortes treinos físicos e táticos. Tudo para continuar na disputa pelo título da LNF 2016.

Orlando Bento

Técnico Paulo César Cardoso comandou vários treinos táticos na pausa da LNF 2016. Foto: Orlando Bento

Durante a pausa na Liga, os jogadores foram liberados para alguns dias de folga. Ao todo, foram 36 dias de muito trabalho. Muitas atividades táticas foram comandadas pelo técnico Paulo César Cardoso, que sempre buscava simular situações de jogo durante as atividades com bola. Se por um lado o número de treinos foi alto, o mesmo não pode ser dito sobre partidas amistosas. O Supermercados BH/Minas só teve um jogo amistoso, contra o Juiz de Fora, nesta semana, no Sesc Contagem. A equipe minastenista venceu por 6 a 2. O treinador contou o que foi feito para suprir a falta de jogos durante a pausa da LNF. “Foram 36 dias planejados especificamente para este jogo. Tivemos a cirurgia no joelho do Bruninho, que retornou nesta semana, e o Zequinha também ficou internado por conta de uma infecção. Outro problema que aconteceu foi termos tido um jogo só. Então, tentamos superar tudo isso na forma de treinamentos, de uma forma mais real possível”, disse.

Quem chegou para reforçar o time minastenista em 2016 foi o fixo Ciço. Nas últimas quatro temporadas, o camisa 5 defendeu o ADC Intelli/Orlândia. Com a equipe do interior paulista, Ciço conquistou títulos. Mesmo com tantas memórias do antigo time, o momento agora é outro. O foco está no Supermercados BH/Minas, e o desejo é ajudar a equipe e avançar na competição. “O que me deixa feliz é poder levar o Supermercados BH/Minas de novo aos playoffs. Primeiro, conquistamos nosso objetivo, que era estar entre os classificados. Agora, vamos competir melhor do que na primeira fase, quando fomos muito irregulares. Vivi ótimos momentos na Intelli, mas a vida é assim. Agora, estou do outro lado e vou dar minha vida pelo meu atual time, que é o Supermercados BH/Minas. Isso é o mínimo que devo fazer. Fiquei quatro anos na Intelli, fiz tudo o que tinha que fazer, conquistamos muitas coisas juntos. Foi uma passagem marcante, mas ficou para trás. Agora, tenho que pensar nos meus novos companheiros, na instituição que defendo. É isso que eu vou fazer. Vou lutar por cada bola, por cada segundo que estiver dentro da quadra. Quando estiver fora, vou apoiar meus companheiros. É isso que tenho que fazer”, declarou.

Orlando Bento

Ciço chegou ao Minas nessa temporada. Foto: Orlando Bento

Avançar na competição não será tarefa fácil. O adversário de domingo foi o melhor classificado da primeira fase da LNF 2016. Mas o técnico minastenista ressalta que o momento e a questão emocional são muito importantes para continuar na Liga. “Foi uma preparação normal, trabalhamos tudo todos os dias, trabalhamos o jogo completo. Estamos confiantes, mas sabemos que é um adversário que vai buscar sua quinta final consecutiva. O que vai contar é a hora, o momento, o estado emocional, a confiança. Jogaremos o primeiro jogo em casa, sabendo que esse jogo não define nada, mesmo porque não há diferença de gols. É manter a cabeça no lugar, ter o equilíbrio necessário. Temos que focar no que foi desenvolvido”, concluiu Paulo César.

Para acompanhar o jogo deste domingo, o torcedor minastenista só precisa doar 1kg de alimento não perecível na entrada da Arena Minas Tênis Clube. Várias ações de marketing estão programadas para o intervalo do confronto. Os portões serão abertos às 9h30.