Depois de quase dois meses de treinos físicos e táticos, chegou a hora do Supermercados BH/Minas ter o primeiro jogo da temporada 2018. Neste sábado, às 10h, na Arena MTC, a equipe comandada por Paulo César Cardoso recebe o América para um amistoso importante. Com a estreia na Liga Nacional de Futsal (LNF) marcada para o dia 18 de março, contra a Assoeva/Unisc/ALM, o Supermercados BH/Minas corria o risco de iniciar a busca pelo título da LNF sem ter disputado nenhuma partida no ano. Com a confirmação do amistoso, os mineiros poderão testar o que vem sendo trabalhado na temporada. A entrada para o jogo é gratuita, e os portões serão abertos uma hora antes da partida.

Ignácio Costa

Minas faz amistoso contra o América. Foto: Ignácio Costa

Em 2018, o Supermercados BH/Minas conta com vários atletas jovens, que se destacaram na base minastenista. “Os atletas de linha são seis. Temos o Luís, que é um fixo, está no último ano de Sub-20. O Gabriel Ferro é um fixo, mas joga de ala também e tem mais dois anos de Sub-20. O Dudu é um pivô/ala, que tem dois anos de Sub-20. O Kauê, que tem mais dois anos de Sub-20, também é um pivô/ala. O Renato tem ainda dois anos de Sub-20, é um pivô, assim como o Vitão, mas que tem mais três anos de Sub-20. Nós temos quatro goleiros que estão treinando juntos. O Anderson e o Caio já eram do ano passado. O Anderson está no último ano de Sub-20, mas o Caio ainda tem dois. O Gabriel também já estava no ano passado, tem ainda dois anos de Sub-20. E o Françoar, um atleta novo, que estava no Praia, foi convocado para a seleção brasileira Sub-17, tem mais três anos de Sub-20”, destacou, no início da temporada, Peri Fuentes, técnico do Sub-20 e auxiliar de Paulo César Cardoso no Supermercados BH/Minas.

No terceiro ano como jogador do Supermercados BH/Minas, o fixo Ciço é um dos jogadores mais experientes e vencedores do elenco minastenista. O camisa 5 destacou a importância da partida desta quinta para os mineiros. “É um jogo amistoso muito importante para a gente. Não fizemos nenhum amistoso, estamos entrando na sétima semana de treinamento e, para a gente, que quase não consegue fazer amistosos, acho que é de suma importância a gente jogar contra uma equipe. Só de ter um rival na frente, com uniforme diferente, isso já faz com que a gente encare de uma forma diferente. Pensando na estreia da Liga, é muito importante, porque podemos colocar em prática o que estamos treinando nessas semanas. É importante para que os jovens se sintam cada vez mais à vontade no grupo, porque eles vão ter as oportunidades deles e depende só deles aproveitar. Os mais experientes precisam saber passar esses valores para os mais jovens, porque, como grupo, este ano está muito diferente. Temos um grupo leve, coeso, temos tudo para fazer um grande ano a partir deste primeiro amistoso. Para nós não tem nada de amistoso, mas sim um jogo de suma importância para a gente, para que possamos colocar em prática tudo o que estamos treinando. Amistoso serve para criar confiança, vamos atrás disso, para que a gente possa chegar no dia 18 com tudo preparado e não ter surpresa”.

O técnico Paulo César Cardoso também reconhece a importância do amistoso para o Supermercados BH/Minas. Para ele, é fundamental que a equipe trabalhe todas as situações que foram treinadas desde o primeiro dia de atividades da temporada. “No amistoso, não dá para ser específico, pensando em colocar jogadas ou outras coisas. Nós temos que pensar em colocar tudo. Precisamos viver tudo, porque vamos estrear na Liga Nacional quase sem ter feito nenhum jogo. O que nós precisamos ter é essa vivência. Sobre as situações, temos que vivenciar tudo o que estamos treinando, são as jogadas, o ataque, a defesa. Por mais que se tente aproximar o treino do jogo, temos que lembrar que jogo é jogo, é uma outra situação”, comentou.