trofeu_fair_play_postMinas terminou a LNF 2015 na penúltima colocação, com o maior número de derrotas ao lado da Orleplast/Unisul/Tubarão. Já Copagril bateu na trave, na 15ª posição, seis derrotas e oito empates. Eles não levaram a classificação, tampouco perderam o espírito esportivo!

O time mineiro ficou com a dianteira, tendo perdido apenas 95,4 pontos, ao passo que Blumenau, igualmente desclassificado na primeira fase, acumulou 183,1 pontos perdidos, a última no ranking Fair Play. Para contextualizar esta disputa, vamos aos critérios de pontuação:

Cartões amarelos – peso 1; cartões vermelhos e expulsão de membro da comissão técnica – peso 2; expulsão de treinador – peso 3; e cada falta cometida – peso 0,1. Somam-se as estatísticas com os pesos determinados, para chegar aos Pontos Perdidos (PP). Faz-se então uma média destes PPs com a quantidade de jogos da equipe. Aquela com menor pontuação ganha.

Concórdia e Intelli, quarto e quinto colocados, foram os únicos sem expulsão no período. Enquanto Cascavel e Tubarão perderam, no decorrer das partidas, 4 jogadores cada. O clube de Tubarão também lidera outro dado negativo, o de maior número de faltas: 157. Em oposição ao Corinthians. O alvinegro comemora sozinho o fato de ter cometido menos de uma centena de faltas, totalizando média de 5,2 por jogo.

Os dois primeiros colocados também foram os times com menor número de cartões amarelos, média de 1,16 para o Minas Tênis Clube e 1,32 para Copagril. Em terceiro no quadro geral vem o Umuarama, destacando-se pelo baixo número de faltas, atrás apenas do Corinthians, e quarto colocado na média de cartões amarelos.

Com a competição ainda em curso, os números seguem sendo levantados. E pelo sistema ser determinado por média, todos os clubes continuam habilitados a ganhar o Troféu Fair Play 2015.

LNF curte: Futsal bonito, acirrado e limpo.

Assessoria e Comunicação LNF