A cor que representa a luta contra o câncer de mama é suave e feminina, mas o combate à doença não deve ser assim. Por isso, para encorajar e informar as mulheres sobre os riscos e a importância da prevenção da doença, o Minas Tênis Clube se engajou na campanha mundial Outubro Rosa e dedica todo o mês ao tema. A programação começa com a iluminação da Sede Social e do Prédio do Relógio, a partir do dia 1º de outubro. Até o dia 31, as luzes serão acionadas sempre às 18h.

Fachada da Sede Social do Minas I está colorida de rosa (Foto: Divulgação / Minas Tênis Clube)Fachada da Sede Social do Minas I está colorida de rosa (Foto: Divulgação / Minas Tênis Clube)

No dia 4, também o hall de entrada do Centro Cultural do Minas Tênis Clube estará iluminado para receber o público do show “Paisagens Sonoras”, que o cantor e compositor mineiro Flávio Venturini fará no Teatro Bradesco, às 20h. O artista é padrinho do Pérolas de Minas, grupo de mulheres que apoiam pacientes em tratamento de câncer de mama. A entrada custa R$ 50, e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Bradesco e no site www.compreingresso.com.

Divulgação

Fachada da Sede Social do Minas I está colorida de rosa

O Minas é um dos patrocinadores do evento, por meio do Programa Minas Tênis Solidário, o programa de voluntariado do clube. Para saber mais, ser voluntariado ou doador, acesse www.minastenisclube.com.br.

Palestra Pérolas de Minas

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil e, sem distinção alguma, atinge mulheres de várias idades. São aproximadamente 58 mil novos casos da doença por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) – média de 158,7 casos por dia. Só em Minas Gerais, foram mais de 5.160 novos diagnósticos em 2016, para cada grupo de 100 mil mulheres mineiras. Por isso, nada mais pertinente que falar sobre o assunto, certo? Certíssimo, mas nem sempre é fácil.

A maioria não está pronta para discutir o tema, principalmente, quando recebe o diagnóstico positivo de câncer de mama. “Ao receber o diagnóstico de câncer de mama o primeiro impacto é: vou morrer?! Passado o susto é preciso seguir em frente, se informar, começar o tratamento, com determinação e fé. O apoio da família e o contato com mulheres que passaram pela experiência, ajudam nesta caminhada”, explica Maria Luíza de Oliveira, idealizadora e coordenadora do Projeto Pérolas de Minas, iniciativa que apoia mulheres que passaram ou estão em tratamento da doença. As integrantes do grupo farão a palestra “Câncer de mama: histórias de superação”, no dia 17 de outubro, às 19h, no Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube, no Minas I, com entrada franca.

Prevenção e esporte

“Uma das coisas que estão claras sobre a prevenção do câncer de mama é a prevenção da obesidade e o estímulo à atividade física. Uma mulher que tem sobrepeso tem três vezes mais chance de ter o câncer que uma mulher que não tem sobrepeso. Em relação à atividade física, uma pessoa que faz 150 minutos de atividade física aeróbica, por semana, pode reduzir em 20%, a iminência de câncer de mama”, explica Waldeir Almeida, médico mastologista, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Minas Gerais e associado do Minas Tênis Clube.

Seguindo essa linha, a coordenação do Curso de Vôlei do Minas Tênis Clube associadas Celinha Oliveira, Débora Cerceau e Valéria Fiori organizam o “4º Mega Churras Outubro Rosa”, torneio de vôlei e churrasco de confraternização, no dia 7 de outubro, das 8h às 18h, no Minas Tênis Country. O evento é fechado para as associadas do Minas Tênis Clube.

Outubro Rosa no Minas

2 de outubro
Iluminação noturna do Prédio do Relógio, da Sede Social e da entrada e do hall do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Minas I. (Rua da Bahia, 2244 – Lourdes)

4 de outubro
Evento beneficente “Flavio Venturini e Pérolas de Minas no show: Paisagens sonoras”, às 20h, Teatro Bradesco, Centro Cultural do Minas Tênis Clube, Minas I. (Rua da Bahia, 2244 – Lourdes). Ingressos a R$ 50 (inteira). Vendas na bilheteria do Teatro e no site www.compreingresso.com.

17 de outubro
Palestra “Câncer de mama: histórias de superação”, com o grupo Pérolas de Minas, às 19h, no Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Minas I. (Rua da Bahia, 2244 – Lourdes). Aberto ao público. Não é necessário fazer inscrição. Espaço sujeito a lotação.

Fotos: Divulgação / Minas Tênis Clube